O PT de Suzano realizou dois protestos na tarde de ontem cobrando melhorias no sistema de saúde e reparos no Jardim Monte Cristo e no Jardim Suzanópolis. Os vereadores de oposição participaram das manifestações ao lado de moradores e pediram uma solução por parte da administração municipal.
O primeiro protesto teve início às 16 horas, na praça dos Expedicionários, no centro, e foi organizado pelo vereador Vanderli Ferreira Dourado (PT). Moradores dos dois bairros, todos com faixas nas mãos, cobravam solução para os buracos deixados pelas obras do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21), mais segurança e limpeza do entulho e do lixo que se acumulam embaixo do viaduto da nova rodovia.
"Moro no Monte Cristo há 40 anos e lá nunca esteve abandonado e largado como está hoje. Os traficantes ficam embaixo do viaduto, que se tornou uma 'cracolândia' durante as madrugadas", declarou o agente de segurança, Jamil Bergaminho.
Segundo seu vizinho, o aposentado Francisco Maia, o entulho deixado está sendo aterrado. "Uma escavadeira está trabalhando fazendo buracos onde o material é enterrado. Há ainda os ratos, porque falta limpeza no rio. Estamos desamparados".
Após a manifestação na praça, os moradores, cerca de 20, seguiram para o Paço Municipal, onde outro grupo protestava contra os problemas na saúde e cobravam o fornecimento de remédios de uso contínuo nos postos, abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Revista, mais médicos, entre outras cobranças.
Vereadores do PT e a executiva municipal acompanharam o protesto, que teve continuidade na sessão da Câmara. (C.M.)