Com o passar dos anos, o papel desempenhado pelos pais mudou e muitos deles escolheram viver a paternidade da maneira mais plena possível. Já não é mais uma surpresa encontrar homens que acompanham de perto a educação dos filhos, provando que a criação das crianças não é uma tarefa exclusiva da mulher.
Nesta data, muitos pais comemoram o Dia dos Pais ao lado dos filhos com a sensação de dever cumprido. É o caso do mogiano e gestor de pós-vendas Alessandro Guedes da Silva, de 41 anos, pai duas crianças, Pedro Felippe, 13, e Anna Heloísa, 10.
A história do gestor é marcada por muitas lutas e vitórias, isso porque ele sempre enfrentou diversos desafios para garantir os direitos da filha mais nova, que tem síndrome de Down. "Eu daria a minha vida pela minha família e jamais vi diferença entre eles, mas a Anna precisa que eu lute mais por ela. No entanto, eu busco oferecer o melhor para os dois", contou.
A participação dele é fundamental para que a família siga em frente, pois Silva, além de contribuir com a criação dos filhos, faz de tudo para oferecer uma vida de qualidade para Anna Heloísa, que já sofreu na pele a negligência do poder público. "Eu sempre lutei com tudo que posso para que ela tenha uma vida digna, desde a saúde até a educação e eu me sinto feliz e honrado por defende-la, assim como toda a minha família. Sou muito grato pelo compromisso de ser pai de duas crianças maravilhosas", destacou.
Já a história do morador de Suzano e designer gráfico Jair Soares, 50, contraria o senso comum, que é ver a mulher cumprindo o papel de pai e mãe na ausência do homem. Ele, que é pai de dois jovens, Leonardo, 26, e Gabriel, 25, desempenhou a função de "pãe" (pai e mãe), desde quando os meninos tinham 6 e 5 anos, respectivamente. "A mãe deles nos deixou e foi 'viver a vida' dela. Na época, eu fiquei meio perdido, porque tinha que trabalhar, cuidar deles e da casa, mas busquei resolver tudo da melhor maneira possível e, mesmo não conseguindo ocupar o espaço que ela deixou, tentei amenizar a dor da perda", explicou.
Os rapazes ainda moram com ele e, de acordo com Soares, a relação entre eles é de muita amizade e companheirismo. Ele ressaltou que ficar com os filhos foi essencial para que amadurecesse e se tornasse um pai melhor. "Eles são muito importante para mim e acredito que se não fosse toda essa história, eu não teria conquistado tantas coisas, pois nunca quis que faltasse nada para os meus filhos", disse Soares.