Se o Campeonato Brasileiro não tem mais aquela emoção das partidas mata-mata, isso não pode ser dito da Copa do Brasil. O torneio que dá vaga para a Libertadores da América ao campeão chega às oitavas de final com jogos que prometem ser bastante disputados, principalmente nos dois clássicos regionais (Corinthians x Santos e Flamengo x Vasco). Cruzeiro e Palmeiras também deve registrar duas partidas de alto nível.
Para o clássico carioca, se Flamengo e Vasco resolverem se enfrentar no Estádio jornalista Mário Filho, o Maracanã, nas duas partidas, não haverá o critério de gol marcado fora como desempate. No entanto, com tantas arenas à disposição Brasil à fora, é possível que um dos dois times busqyem primeiro preencher o lado financeiro e depois pensar na classificação para a próxima fase.
O sorteio, realizado ontem pela CBF, definiu ainda que o Grêmio pega o Coritiba, o São Paulo joga com o Ceará, o Atlético-MG encara o Figuirense, o Fluminense enfrenta o Paysandu e o Internacional mede forças com o Ituano. As partidas serão realizadas nos dias 19 e 20, e depois 26 e 27 de agosto, sempre as quartas e quintas. As quartas de final também serão definidas por sorteio. Além disso, a final não terá mais o gol marcado fora de casa como critério.
Para deixar as partidas ainda mais interessantes e, quem sabe, aumentar os públicos nos estádios, a Copa do Brasil contará, nesta fase, com grandes jogadores, como é o caso de Ronaldinho Gaúcho que defende agora o Fluminense, Guerreiro que veste a camisa do Flamengo, Alexandre Pato que voltou a jogar bem nas últimas partidas, sem contar o Palmeiras, que vem apresentando um bom futebol no Capeonato Brasileiro.
Outro detalhe sobre esta oitavas de final é que os maiores vencedores da Copa do Brasil estarão em campo. Grêmio e Cruzeiro tem quatro títulos cada um, enquanto Corinthians e Flamengo levaram a taça por três vezes. O Palmeiras venceu duas vezes, enquanto Atlético-MG, Fluminense, Vasco, Internacional e Santos, uma vez.