Mogi das Cruzes tem oito atletas classificados para o campeonato Sul-americano de Karate Kyokushin que será realizado em dezembro, em Brasília/DF, com a presença do mestre mundial da modalidade Shokei Matsui. Entre os classificados, estão os cinco campeões do 32º Campeonato Brasileiro de Kyokushin, realizado em Minas Gerais, em setembro.

Alunos da Furlan Academia, conduzida pelo shihan Marcos Furlan, com apoio da Prefeitura de Mogi, eles tiveram o expressivo resultado em um ano especial, no qual o Kyokushin, modalidade de karate de combate, celebra 50 anos no município.

Ao todo, a equipe de Mogi que disputou o Brasileiro foi composta por 16 atletas, dos quais oito foram medalhistas, entre eles cinco sagraram-se campeões, são eles: Leandro Onishi (kata adulto avançado); Kaio Silva (infantil masculino médio); Larissa Yonekawa (mirim feminino leve); Yasmin Rodrigues (juvenil feminino pesado); Adriana Mattos (veterano sênior pesado).

A Furlan Academia contou ainda com dois vice-campeões, medalhistas de prata: Cauê Prado (sênior avançado leve) e Gustavo Kimoto (infanto masculino pesado), e um medalhista de bronze: Alexandre Nascimento (juvenil masculino), talento que despontou no Centro de Artes Marciais de Jundiapeba e passou a contar com o apoio da academia. 

O shihan Marcos Furlan se diz orgulhoso da equipe: “Tem sido um ano especial, tanto pelas comemorações dos 50 anos do Kyokushin em Mogi das Cruzes quanto pelas conquistas. Além desse expressivo resultado no Brasileiro, vale lembrar que fomos a equipe campeã na pontuação geral do Campeonato Paulista de 2024. Dos 14 participantes, dez foram medalhistas, sendo 7 ouros, uma prata e três bronzes. São resultados que demonstram a força e a tradição do Kyokushin em nossa cidade, sendo motivo de orgulho para todos os mogianos”. 

Marcos Furlan dedica-se há 40 anos ao karate, é faixa preta quinto Dan, e shihan da modalidade. Foi atleta com vários títulos importantes, sendo bi-campeão sul-americano, bicampeão Grand Prix/ Brasil, vice-campeão Pan-Americano e classificou-se entre os 16 melhores atletas da categoria no Campeonato Mundial no Japão.