O candidato Saulo Souza (PP) lidera a disputa pela Prefeitura de Poá com 35,25% das intenções de voto, de acordo com pesquisa eleitoral (n.º 05894/2024) divulgada no dia 29 de setembro pelo Instituto de Pesquisa ASN. O levantamento estimulado aponta a concorrente do PL, Flávia Verdugo, com 24%, em segundo lugar, seguida por Diogo Pernoca (Podemos), com 21,25%. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança de 95%.
O Mogi News/Dat teve acesso à pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que indica ainda Geraldinho do Sindicato (PSB) com 4% das intenções de voto; Professor Franklin (REDE) com 0,75%; e Carlos Setsuo (PSDB) com 0,25%. Brancos e nulos somam 9,5% e 5% dos eleitores entrevistados ainda não decidiram em quem votarão para prefeito no dia 6 de outubro. No total, foram ouvidas 400 pessoas entre os dias 26 e 28 de setembro em diferentes bairros de Poá.
Votos válidos
Ainda de acordo com o levantamento, na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes que poderão ser votados na eleição, levando em conta os votos válidos, a vantagem do candidato do PP, que ficou em segundo lugar na eleição de 2020 com mais de 21%, aumenta. Ele aparece com 41,23%, seguido por Flávia Verdugo (28,07%), Diogo Pernoca (24,85%), Geraldinho do Sindicato (4,68%), Professor Franklin (0,88%) e Carlos Setsuo (0,29%). A margem de erro também é de 4,9 pontos percentuais.
Espontânea
Já na pesquisa espontânea, quando os nomes dos concorrentes não são informados, o candidato progressista tem 24,50% das intenções de voto, a concorrente do PL apresenta 10% e Pernoca soma 8%, enquanto 47,75% dos entrevistados afirmaram não saber ainda em quem votarão e 7,5% disseram que não votariam em nenhuma das opções.
Pesquisa
A pesquisa realizada pelo Instituto ASN ouviu 211 mulheres (52,75%) e 189 homens (47,25%) com idades a partir de 16 anos, sendo que 57,5% das pessoas entrevistadas têm ensino médio completo, 19,75% têm ensino fundamental completo, 19,5% têm ensino superior completo e 3,25% são analfabetas.
____________________________________________________________
Candidato do PP apresenta menor rejeição entre concorrentes
Além de ser o primeiro colocado na pesquisa para prefeito de Poá, Saulo Souza (PP) é o candidato que apresenta o menor índice de rejeição entre os concorrentes que disputam a Prefeitura de Poá, com 5,5%, conforme dados relevados no levantamento registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e produzido pelo Instituto de Pesquisa ASN.
O também candidato Diogo Pernoca (Podemos) aparece com a maior rejeição a partir do questionamento estimulado, com 14,75%; seguido por Flávia Verdugo (PL), com 14,50%; Professor Franklin (REDE), com 10,25%; Geraldinho do Sindicato (PSB), com 6,25%, e Carlos Setsuo (PSDB), com 6%. Ainda dentro desse cenário, 26,25% dos eleitores responderam não saber quando questionados em quem não votariam e 16,5% informaram não ter rejeição em relação aos candidatos que participam da eleição.
____________________________________________________________
“Estamos no caminho certo”, diz Saulo Souza
Em sua segunda disputa pela Prefeitura de Poá, o candidato a prefeito Saulo Souza (PP) acredita que o bom resultado na pesquisa eleitoral, que aponta sua liderança com 35,25% das intenções de voto, confirma o sentimento de mudança existente hoje na população. Segundo ele, que lidera o Movimento Muda Poá, a campanha realizada até o momento tem sido muito bem recebida pelos poeanses.
“Nosso sentimento é de que estamos no caminho certo. Nada resiste a uma ideia cujo tempo chegou e essa ideia é de mudança, é de renovação, é de um novo tempo para a cidade de Poá. Prefeito novo, vice-prefeito novo e secretariado novo. O Movimento Muda Poá representa isso em cada residência, cada comércio, cada rua e cada bairro do nosso município. O sentimento do povo diz tudo”, avaliou.