Moradores do Jardim Margarida criticam a morosidade nas obras de esgotamento sanitário da região da Divisa e afirmam que os trabalhos estão parados. A comunidade espera pelo serviço há muitos anos e diversas ruas acumulam água suja pela falta de saneamento.
A autorização para a implantação do esgotamento na área foi feita no fim de 2013 pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), mas o protocolo de intenção do projeto tinha sido assinado em abril de 2012. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que a partir da próxima semana serão realizadas 280 ligações de esgoto no Novo Horizonte. 
O presidente da Associação de Moradores do Jardim Margarida, Henrique Soares, afirmou que as obras estão paralisadas. "A implantação das redes do Jardim Novo Horizonte já foi feita, com exceção de algumas travessas, mas as ligações ainda não. Fui informado que as obras no Jardim Margarida só devem começar no fim de 2016. A nossa preocupação é que, enquanto isso, seis mil pessoas continuarão utilizando fossas sépticas e convivendo com o esgoto a céu aberto. Queremos agilidade e um posicionamento do governo", destacou. A promotora de vendas Sandra Fonseca, 43, mora há 13 anos no  Margarida e critica a falta de esgoto encanado.
"Nosso bairro está esquecido. Falaram da implantação da rede, mas até agora não vi nenhuma obra ou equipe trabalhando", disse.
A dona de casa Maria Socorro Costa Lopes, 54, cobra rapidez. "Temos que utilizar fossas e o esgoto corre a céu aberto em muitas ruas", acrescentou. Já o motorista Antonio Lago, 72, informou que o esgoto das casas acaba em um rio próximo do bairro. "Sabemos que não é o certo", lamentou.
Por meio de nota, a Sabesp informou que "já foram executadas as obras das Estações Elevatórias de Esgoto localizadas no empreendimento Pedra Branca e no assentamento de 2.440 metros de rede coletora de esgoto no bairro Jardim Novo Horizonte.
Apesar de a rede coletora de esgotos e as estações elevatórias do Jardim Novo Horizonte terem sido concluídas desde setembro do ano passado, somente no dia 23 de julho é que a concessionária de energia elétrica disponibilizou a energia para as EEEs dessa rede.
Com isso, na próxima semana serão realizados os testes de pré-operação dessas EEEs e a partir do dia 10 de agosto começarão a ser executadas as ligações de esgoto nesse bairro".
De acordo com a Sabesp os bairros Jardim Margarida, Felix, Milton e Vila Augusta, Jardim Piatã I e II, Chácara São Joaquim, Chácara Água das Pedras e a região dos condomínios (Aruã) deverão ser atendidos até 2019. O órgão acrescentou que "as obras nos bairros da Divisa estão dentro do cronograma previsto no contrato de prestação de serviços firmado entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Sabesp".