O prefeito de Suzano, Paulo Tokuzumi (PSDB), participou ontem de uma visita técnica no Porto de Santos para defender a execução do projeto ViaMar para sanar o problema crônico de acesso ao litoral.
Acompanhado de deputados estaduais, federais e prefeitos da Baixada Santista, o tucano contou com o apoio da Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados, presidida pela deputada Clarissa Garotinho (PR).
Na ocasião, Tokuzumi argumentou sobre a importância da inclusão do projeto nas discussões no Congresso Nacinal, uma vez que a vistoria dos parlamentares foi articulada para garantir agilidade nos serviços de reestruturação do Porto de Santos.
Durante os trabalhos, o grupo de prefeitos, deputados e técnicos do setor de mobilidade e portuário passou por todos os gargalos existentes nos acessos ao local.
"A única ligação nova e viável para desafogar de vez o acesso de caminhões ao Porto de Santos é o projeto ViaMar. Somente ele garantirá a longo prazo o acesso prático e sem complicações , tendo em vista que 25% da Balança Comercial do Brasil passa por Santos. Estamos hoje em uma localização totalmente privilegiada com o advento do Rodoanel e todos os benefícios que o anel viário nos trará. Essa estrada de Suzano até Santos será responsável pelo desenvolvimento da economia do País e pelo desafogo dos transtornos logísticos causados pelo excesso de caminhões em direção ao Porto", defendeu Tokuzumi, que foi recebido ontem pelo prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), e pela prefeita do Guarujá, Maria Antonieta de Brito (PMDB).
O projeto ViaMar - Complexo Multimodal, produzido pela Contern, foi apresentado no final de 2013 e integra uma rodovia de conexão do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21) com o Porto de Santos e o litoral Norte.
Serão apenas 36 quilômetros de rodovia. O trajeto parte de uma grande ligação entre o anel viário, a estrada dos Fernandes, em Suzano, e a rodovia Índio Tibiriçá (SP-31). O projeto prevê a construção de plataformas logísticas em pontos estratégicos, que deverão reunir um conjunto de recursos, sistemas e operações para fazer o transbordo de cargas com agilidade e notável eficiência. Com isso, Suzano seria o maior centro logístico da América Latina.
Tokuzumi explicou que a rodovia, composta por túneis e viadutos de extremo rigor técnico, teria condições associadas para operar diferentes meios de transporte, dando ênfase aos veículos de carga e posteriormente de trilhos. Os processos de construção dessa nova estrada serão inovadores, porque é preciso garantir a viabilidade técnica e equilíbrio ambiental em uma região extremamente complexa da Serra do Mar.