Timothy Keller, o notável autor evangélico, teólogo e pastor da cidade de Nova York, morreu após uma longa batalha contra o estágio 4 do câncer pancreático. Ele tinha 72 anos.
A Redeemer Presbyterian Church em Manhattan, uma congregação que Keller ajudou a fundar, enviou um comunicado aos membros informando que ele morreu na manhã de sexta-feira.
Nascido em Allentown, Pensilvânia, em 1950, Keller é bacharel em artes pela Bucknell University, mestre em divindade pelo Gordon-Conwell Theological Seminary e doutor em ministério pelo Westminster Theological Seminary.
Ele serviu como pastor da West Hopewell Presbyterian Church of Hopewell, Virgínia, professor associado em Westminster e diretor do Mercy Ministries for the Presbyterian Church in America.
Em 1989, Keller fundou a Redeemer Presbyterian Church of New York City, uma congregação que eventualmente cresceria para ter aproximadamente 5.000 participantes de adoração semanais em média.
Keller também presidiu e co-fundou a Redeemer City to City, uma organização que ajuda a lançar novas igrejas em Nova York e outras cidades, e fornece recursos sobre como ministrar nos principais ambientes urbanos.
Keller é autor de vários livros, incluindo o best-seller de 2008 The Reason for God , um trabalho de apologética centrado em abordar questões difíceis como por que Deus permite o sofrimento e envia os não salvos para o inferno.
Em maio de 2020, Keller foi diagnosticado com câncer de pâncreas em estágio 4 e foi submetido a quimioterapia e um teste de imunoterapia no National Institutes for Health em Bethesda, Maryland.
No aniversário de dois anos de seu diagnóstico, Keller foi ao Twitter para relatar que a quimioterapia estava reduzindo o câncer, observando que “Deus achou por bem me dar mais tempo”.
Fonte: The Christian Post