Uma antiga Bíblia hebraica que se acredita ser a cópia mais antiga e abrangente de seu tipo tornou-se o segundo documento histórico mais caro vendido.
O carbono datado do final do século IX ou início do século X e estimado como um artefato precioso de valor histórico significativo, o Codex Sassoon foi vendido por impressionantes US$ 38,1 milhões (R$ 187,8 milhões)em um leilão encerrado na última quarta-feira após uma batalha de quatro minutos entre dois licitantes.
Criada por volta de 900 e composta por 24 livros divididos em três partes, a antiga Bíblia foi comprada por Alfred H. Moses, ex-embaixador dos Estados Unidos na Romênia, e sua família em nome dos American Friends of ANU, que foi doada ao Museu de o povo judeu em Tel Aviv, de acordo com o Jewish News Syndicate por meio do The Christian Post.
O preço de venda excede a venda de $ 30,8 milhões do manuscrito Codex Leicester de Leonardo da Vinci em 1994, mas fica abaixo da venda de novembro de 2021 da Constituição dos EUA por $ 43,2 milhões.
Os 24 livros contêm as Escrituras Hebraicas canônicas: a Torá, os Nevi'im e os Ketuvim.