Mogi das Cruzes mantém na indústria um de seus principais pilares de desenvolvimento, com potencial para gerar empregos, atrair investimentos e expandir seu parque industrial, afirma o empresário Renato Torquato Rissoni, conselheiro do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) do Alto Tietê e que assumirá a diretoria da entidade para o biênio 2026-2029. Para ele, a continuidade desse crescimento depende da tradição industrial da cidade, do apoio da entidade e de melhorias em infraestrutura em pontos como o Distrito Industrial do Taboão. 

Na esteira das comemorações do aniversário da cidade, Rissoni lembrou que Mogi tem uma origem industrial consolidada, com um histórico de desenvolvimento que se mantém até hoje. Para ele, o setor é fundamental para o crescimento local, com cerca de 500 empresas que vão de micro e pequenas a grandes companhias nos setores mecânico, automobilístico, químico, papel e têxtil. “A indústria é muito importante e sempre foi, para o desenvolvimento da cidade, no emprego, nas receitas, no desenvolvimento como um todo”, afirmou.

O conselheiro do Ciesp também falou sobre a presença de indústrias de alcance nacional e multinacionais, que chegaram ao longo do tempo, incluindo empresas americanas e japonesas, algumas já extintas. Rissoni observou que, embora o setor industrial brasileiro enfrente um processo de desestruturação, com o fechamento de fábricas sem reposição, Mogi se mantém estável nesse cenário. “Hoje temos notícias de indústrias que deixaram o país. Vem acontecendo em nível nacional, porém não na cidade", avalia. 

Entre áreas com potencial de expansão na cidade, o futuro diretor do Ciesp destacou o Distrito Industrial do Taboão, ressaltando a necessidade de investimentos na infraestrutura, como as estradas e acessos. “A melhoria do Taboão seria uma porta para o futuro, pois o distrito comporta a instalação de grandes indústrias, mas tem muito a melhorar. O Taboão precisa de fato de uma forma de transitar, de forma que as indústrias se interessem”, disse. 

Ciesp

Rissoni salientou que o Ciesp atua para apoiar empresas associadas e contribuir com o desenvolvimento das cidades. Segundo ele, muitas indústrias foram atraídas para a região graças ao histórico da entidade e que o trabalho da associação é dar retaguarda e representar essas empresas. Ele se preparar para assumir mais uma vez a diretoria no Alto Tietê: "Vamos trabalhar para esses associados para que a indústria possa se manter e se desenvolver. Temos que trabalhar num apoio maior às cidades no desenvolvimento, tentar ajudar na atração de outras empresas, como sempre fizemos". 

Hoje como conselheiro, ele citou também o impacto do aumento das tarifas americanas para as exportações brasileiras, iniciado em agosto pelo governo do presidente Donald Trump. Apesar de preocupante, segundo ele, não há como dizer no momento que se trata de uma tendência, porém apenas segmentos específicos têm sido afetados, como empresas de autopeças.

Aniversário 

Neste aniversário de Mogi, ele destaca a importância da continuidade do espirito de trabalho da cidade: "Que continue a tradição de desenvolvimento e de atuação industrial, isso com a intenção de que a cidade pode gerar empregos, atrair mais industrias, aumentar a receita e dar mais conforto para a população".