Segundo o Mapa de Inadimplência e Negociações da Serasa, o mês de abril registrou 71,4 milhões de brasileiros inadimplentes, um crescimento de 732 mil novos endividados em relação ao mês anterior. Do total, 17,7% são consumidores acima de 60 anos. Comparando apenas os últimos cinco meses de abril, desde 2019, o número de pessoas negativadas acima de 60 anos cresceu 33%, um aumento significativo em relação às outras faixas etárias no período. A segunda maior variação aparece na faixa de 46 a 60 anos, que cresce 14,4%. Em números absolutos, o país ganhou mais 3,4 milhões de inadimplentes com mais de 60 anos quando se compara o mês de abril de 2019 com abril de 2023.
"Em geral, nota-se um aumento na proporção de pessoas idosas em relação à população total e, por consequência, um número absoluto maior de pessoas mais velhas em qualquer tipo de situação, inclusive de inadimplência", analisa Luiz Rabi, economista-chefe da Serasa Experian. "Ao mesmo tempo, em um cenário de mudanças nos padrões de consumo e aumento dos custos de vida, relacionados a saúde e cuidados médicos, por exemplo, essa população pode ter dificuldade em acompanhar os gastos e gerenciar suas finanças".
Diferente das outras faixas etárias, as contas básicas de água, luz e gás representam o principal segmento das dívidas, contabilizando 39,7% do total entre pessoas com mais de 60 anos. Na nova atualização do Mapa, o valor médio da dívida para esse público está, atualmente, em R$ 4.360.
Além disso, o acesso ao crédito também pode ser um fator que leva a esse crescimento, já que, nos últimos anos, tem havido um aumento na disponibilidade de crédito e serviços financeiros para pessoas idosas. "Com essa população mais ativa no mercado e com modalidades de empréstimo disponíveis, eles passam a ter acesso ao crédito com mais facilidade e, se não associado a organização e educação financeira, pode sofrer maior risco de inadimplência", reforça Rabi. "Se um idoso está utilizando crédito consignado, sua renda mensal cai ainda mais e ele pode acabar ficando sem recursos para quitar outras dívidas como as contas básicas (água, luz, telefone), por exemplo".
Aproveitando a antecipação do 13º salário entre maio e junho e outros pagamentos, como a restituição do Imposto de Renda, os consumidores podem conferir as ofertas disponíveis na Plataforma Serasa Limpa Nome, com descontos e condições especiais para estimular a quitação das dívidas. Para consultar, acesse os canais oficiais da empresa: http://www.serasalimpanome.com.br, App Serasa no Google Play e App Store e WhatsApp (11) 99575-2096.