Frase popular diz: "o que se faz aqui se paga". Quem quiser colher bons frutos deve plantar sementes, regala-las, acompanhar o crescimento e cuidar para que se possa usufruir do que foi produzido. Assim é a vida. Todos colhem o que plantaram. Caso a sua plantação seja de ervas daninhas, colherá o mal que poderá destruí-lo.

Mas plantações boas trarão frutas, verduras, legumes e árvores esplendorosas para o bem de todos. Há uma frase que diz: "Não faça mal para o seu vizinho que o seu vem pelo caminho". Todos os males, corrupção, fraudes, roubos, assaltos e desvios dos verdadeiros caminhos, um dia haverá retorno para quem pratica crimes e maldades.

Algumas coisas já estão acontecendo. Analise com carinho: "gente de nome e de status de alto nível estão presos". Quantas pessoas que assaltaram o erário e depois contraíram doenças graves, outros tiveram órgãos dos seus corpos amputados, surgiram desgraças em suas famílias e outros graves problemas.

Quando tanto as pessoas de boa índole como as criminosas morrerem, veja o que acontece: "as unhas desgrudam da pelas em poucos dias; os cabelos caem rapidamente; em até cinco dias o cérebro e os músculos começam a se decompor; os insetos invadem e órgãos e as partes íntimas restando apenas o esqueleto".

É interessante que esta decomposição é igual para todos os seres humanos. Quando as pessoas sem caráter passam a conviver com os seres criminosos, também se tornarão sementes podres. É preciso muito cuidado com as suas plantações, lembre-se que os "pássaros da mesma plumagem voam juntos": Canarinho com canarinho, sabiá com sabiá, pardal com pardal e andorinha com andorinha. O que você se considera? Uma pomba branca ou um anu?

O que nos fortalece é a nossa alma, o amor que sentimos ao próximo eliminando as vaidades e as ambições medíocres. Trabalhe diariamente utilizando o seu poder mental visando colaborar com o seu país e com a humanidade

Olavo Arruda Câmara é advogado, professor, mestre e doutor em Direito e Política