Guararema, que completa 126 anos nesta sexta-feira (19), tem se renovado, com grande potencial para fortalecer o empreendedorismo e expandir a economia, segundo a gerente regional do Sebrae-SP, Gilvanda Figueirôa. Para ela, o turismo consolidado com calendário de eventos extenso, segurança, organização urbana e áreas residenciais, comerciais e industriais bem distribuídas, são fatores que colaboram para um ambiente propício para novos negócios.
De acordo com dados do DataSebrae, atualizados no último dia 6, o município possui 5.047 empresas, incluindo microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs). Para a gerente regional, considerando uma população da cidade de cerca de 32 mil habitantes é um número representativo, e há muitos MEIs, atuando especialmente no setor de serviços.
Ela cita também que empresas da cidade têm perfis variados nos setores de comércio e serviços, com destaque para lojas de vestuário e acessórios, bares, restaurantes e lanchonetes, salões de beleza, além de negócios da área de construção civil.
O turismo, segundo Gilvanda, impulsiona o comércio local e faz com que um negócio abra caminho para outro. No setor de alimentação, por exemplo, ela explica que restaurantes muitas vezes cedem espaço para barracas de doces ou de chope dentro do próprio estabelecimento, permitindo que outros empreendedores criem oportunidades a partir do fluxo de clientes existente.
A infraestrutura urbana organizada e a segurança da cidade também são fatores importantes, de acordo com a gerente regional do Sebrae-SP. “Guararema é bem organizada e segura, com cobertura de câmeras importante, o que atrai pessoas tanto para morar quanto para empreender”, comenta. Ela observa que o transporte gratuito nos ônibus implementado neste ano pela Prefeitura aumenta o fluxo de pessoas no centro: “Uma família de quatro pessoas economiza no transporte e acaba consumindo mais no centro. É visível o aumento de jovens circulando, o que movimenta a cidade”.
A população flutuante, formada por pessoas que têm casas em condomínios e vêm aos fins de semana, também aquece o comércio, segundo Gilvanda: “As famílias que vêm geram consumo, e o centro se adapta às demandas".
Eventos culturais e festivais são outro fator que fortalece a economia e o turismo da cidade, como destaca Gilvanda, citando festivais, como o Guararema Jazz & Blues Festival e o Festival de Inverno, que atraem visitantes de São Paulo e de cidades próximas. “Guararema está sempre promovendo algo novo. A cidade começou esse movimento há mais de 10 anos e soube planejar o crescimento do centro e da cidade como um todo, por exemplo com novas ciclovias e pontes que facilitam os acessos”, acrescenta.
O setor industrial também vive uma expansão, disse Gilvanda: “Houve um crescimento importante das indústrias, beneficiado por obras de infraestrutura realizadas recentemente que facilitaram o deslocamento e garantem mão de obra próxima. Áreas industriais bem localizadas convivem com áreas residenciais e comerciais, sem comprometer o fluxo da cidade”.
A gestora ainda destaca a capacidade de Guararema em conciliar crescimento econômico, preservação ambiental e qualidade de vida. “A cidade está crescendo de maneira bonita e leve, estruturada e organizada. É um lugar tão bom para empreender, com organização e vontade do governo e das instituições, que tem um futuro brilhante”, conclui.
Sebrae-SP
A gerente diz que o Sebrae-SP apoia o desenvolvimento econômico local por meio de parcerias com secretarias municipais e instituições, oferecendo capacitação, mentorias, ações de marketing digital e suporte à exportação. “Tivemos mais de 100 empresários capacitados em marketing digital e mentorias, além de ações com a Secretaria de Turismo, Fundo Social e Associação Comercial. Também temos convênios com a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) para que a indústria local busque mercados fora do país”, detalha a gerente.
A importância do planejamento estratégico para quem deseja abrir ou expandir negócios é destacada por Gilvanda. “A dica é: planeje, planeje, planeje. Nem tudo que se planeja dá certo, mas sem planejamento isso é uma certeza. Pense no capital, no momento correto de investir, conheça seu público e a mão de obra. Ser empresário exige trabalho e estratégia”, explica.
Galeria
Foto 1 - Em julho, o Sebrae-SP promoveu um evento de imersão digital em Guararema