O Mogi Basquete viveu uma noite especial nesta quarta-feira (26), no Ginásio Hugo Ramos, ao derrotar o Corinthians por 93 a 76 pela 7ª rodada do Campeonato Paulista. A partida ficou marcada não apenas pela vitória gigante diante do então vice-líder da tabela, mas também pela união dos clubes na ação “Juntos Contra o Racismo” e “Basquete Contra o Racismo”, reforçando o compromisso do esporte na luta contra qualquer forma de discriminação.

Antes do confronto, o diretor-executivo da Federação Paulista de Basketball (FPB), Enyo Correia, fez um pronunciamento destacando a importância da iniciativa. “O racismo não tem lugar em nossas quadras, nem em nossa sociedade. A Federação Paulista de Basketball reafirma seu compromisso no combate a toda e qualquer forma de discriminação, utilizando o esporte como uma ferramenta de conscientização e transformação social. O que presenciamos aqui hoje vai além de um exemplo, é uma resposta firme dos clubes, em conjunto com a Federação, contra qualquer ato de preconceito. Juntos, vamos mostrar que o verdadeiro espírito do esporte é feito de diversidade, respeito e união. Muito obrigado”.

Os quintetos iniciais e treinadores das duas equipes entraram em quadra com camisetas exclusivas da campanha, reforçando a mensagem de respeito, inclusão e diversidade.

O jogo

Diante de aproximadamente dois mil torcedores, o Mogi Basquete começou eletrizante. O pivô Maicon Douglas abriu o placar com dois pontos, seguido por uma bola de três do ala-pivô Paulo Lourenço, que colocou 5 a 0 no marcador. Com cinco minutos jogados, os mogianos já venciam por 17 a 7.

As parciais foram de 23 a 22 (1º), 27 a 17 (2º), 21 a 10 (3º) e 22 a 20 (4º), todas favoráveis ao Mogi. O destaque da primeira metade foi o ala Duane Johnson, que foi para o intervalo com 19 pontos e 20 de eficiência, ajudando a equipe a abrir 45 a 31.

No terceiro período, o Corinthians tentou reagir abrindo o placar, mas os mogianos controlaram as ações e ampliaram a vantagem. No último quarto, o mandante chegou a liderar por 21 pontos de diferença (81 a 60). Com a vitória bem encaminhada, o técnico Fernando Penna novamente deu espaço para jovens atletas da base nos minutos finais.

Os destaques do elenco na partida foram os atletas Duane Johnson, o mais eficiente (28), cestinha com 26 pontos, cinco rebotes e quatro assistências, Paulo Lourenço, com 16 pontos, sete rebotes e quatro assistências, Anderson Barbosa, com nove pontos, oito rebotes e cinco assistências, e Luiggi Fachin, com 11 pontos e nove rebotes.

O grupo não contou com o pivô Dikembe André, que segue em recuperação de uma lesão muscular no bíceps femoral direito.

Próximos compromissos

O Mogi Basquete encerra a fase de classificação no Hugão, com dois jogos diante da torcida: no dia 1º de setembro, aniversário da cidade, enfrenta o Bauru, às 19h, e no dia 3, diante do Osasco, às 20h. A meta da equipe é confirmar um lugar entre os cinco primeiros colocados da competição.

A entrada para as partidas do estadual segue gratuita, com o resgate de ingressos (arquibancada) feito exclusivamente pelo site mogibasquete.eleventickets.com ou retirada presencial na bilheteria do Hugão.

Novidade no Hugão

A noite também marcou a estreia do espaço Camarote do Hugão, que neste jogo contou com a parceria do Sincomercio e da CDL, proporcionando às empresas da região a oportunidade de viver a experiência de perto, apoiar o time e gerar conexões. Os interessados em conhecer e participar do camarote nas próximas partidas podem entrar em contato pelo e-mail lucas.sanches@mogibasquete.com.br.