Em comemoração aos 126 anos da cidade, celebrados nesta sexta-feira (19), a Prefeitura de Guararema entregou duas obras que trazem ganhos significativos para a Educação e para a Mobilidade Urbana: a Escola Municipal “Professora Consuelo Apparecida Tavares Neme” e a Ponte “Paulo dos Santos Leite de Campos”, que, sobre o Rio Paraíba do Sul, conecta os bairros Morro Branco e Itaoca.
Com capacidade para 400 alunos, a escola que fica na rua João Barbosa de Oliveira é a maior já construída em toda a história de Guararema. A unidade conta com nove salas de aula climatizadas, sala multimaker, duas salas de leitura que homenageiam Joaquim e José da Costa, dois laboratórios móveis, duas lousas digitais, sala multifuncional, átrio temático do Sítio do Picapau Amarelo, horta, “Jardim das Rosas”, que homenageia Rosa Verônica, a Dona Rosinha, e sua filha Rosa Maria, playground com brinquedos feitos com pneus e playground temático de frutas, quadra poliesportiva coberta com vestiários, amplo refeitório e áreas administrativas.
Além da escola, também foi entregue uma nova ponte, sendo a terceira sobre o Rio Paraíba do Sul, que estabelece ligação entre a rua João Barbosa de Oliveira, no Morro Branco, e a avenida Admeleto Gasparini, no Itaoca. Ambientalmente responsável, a estrutura conta com a licença ambiental de operação nº 2913 emitida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Fazem parte do viário a passagem para veículos e pedestres, uma ciclovia e também rotatórias em ambas as extremidades, com direito a bandeira do município de Guararema.
Distante aproximadamente 150 metros, os cerimoniais de entrega destas obras foram realizados em sequência. Os eventos contaram com a participação do deputado federal Marcio Alvino, do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) André do Prado, do prefeito de Guararema, o Zé, e de outras diversas autoridades.
“Acima de tudo nosso trabalho é cuidar de gente, e a entrega simultânea de obras reforça o nosso compromisso com a melhora da qualidade de vida dos moradores. Estamos avançando em diversas frentes e de maneira muito especial celebramos o aniversário de 126 anos de Guararema com uma grande conquista para a educação e, ao mesmo tempo, com uma melhoria essencial para a mobilidade urbana”, afirma o prefeito de Guararema, o Zé, que estava acompanhado da esposa e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Carmen Rosana de Moura Santos Pierucetti, da filha, Pietra Freire, e do genro, Cleiton Ribas.
Quem concorda é o deputado federal Marcio Alvino, que lembra o legado da mãe, a ex-prefeita Conceição Alvino. “Desde a gestão de minha mãe a educação é prioridade em Guararema e entregar uma escola como esta, que tem estrutura de ponta, significa preparar a cidade para o futuro e garantir que nossas crianças tenham a melhor oportunidade para aprender e se desenvolver enquanto cidadãos”, destacou ele.
Já o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado, completa lembrando que uma conexão entre os bairros Morro Branco e Itaoca é um desejo antigo dos moradores. “Estamos muito felizes em atender aos pedidos de quem vive no Morro Branco, no Itaoca e nos demais bairros do entorno. Este novo acesso faz com que as pessoas possam chegar mais rápido ao trabalho, e, portanto, possam voltar mais rápido para casa também. Muito bem estruturada, a nova ponte traz agilidade, segurança, velocidade e liberdade, criando uma conexão direta com as principais rodovias e contribuindo com o fluxo de trânsito, e é uma grande conquista para Guararema”.
Também tiveram espaços de fala o vice-prefeito e secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento de Guararema, Odvane Rodrigues, a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes, os vereadores André Aparecido Alves de Araújo e André Costa da Silva, e ainda as famílias dos homenageados, sendo representadas por Maria de Lourdes Campos de Moraes, filha do Paulo dos Santos Leite de Campos, e por Paulo Cesar Tavares Neme, filho da professora Consuelo Apparecida Tavares Neme.
Os cerimoniais contaram com a presença do prefeito de Jacareí, Celso Florêncio, do prefeito de Biritiba Mirim, Carlos Alberto Tainho Junior, e do Secretário do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo e ex-prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi. Além deles, também estavam presentes a delegada Margarete Barreto, da Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes, o delegado Daniel Miragaia, da Delegacia de Polícia de Guararema, o delegado Luiz Romani, do GOE da Polícia Civil, e a tenente PM Gabriela Silva Porfírio, comandante da Base do Corpo de Bombeiros de Guararema.
A inauguração da Ponte contou com a presença do presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Thomaz Miazaki de Toledo, que representou o governador Tarcísio de Freitas e estava acompnhado do diretor regional da entidade, José Rodolfo Ferraz, e também do engenheiro ambiental responsável pelo licenciamento da obra, Danilo Augusto Faria.
Já a inauguração da escola teve a participação de Claudio Alves de Siqueira, representando a Unidade Regional de Ensino de Jacareí, e Debora Oliveira Drogo, representando a coordenadora regional de ensino.
Em ambos os eventos participaram também autoridades religiosas e os vereadores de Guararema, André Costa da Silva, André Aparecido Alves de Araújo, André Augusto de Oliveira, José Dimas Maia da Silva, José Francisco da Fonseca, Maria de Fátima Soares, Pedro Gabriel do Prado, Reinaldo Gaspar e Vanessa Martins dos Santos, além do presidente da Câmara Municipal, Claudinei Santos de Oliveira. E também estiveram presentes diversos ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos e ex-vereadores do município.
Marcaram presença os secretários municipais Irineu Claudio Leite, de Gabinete, que é vereador licenciado; Adriana Martins de Paula, de Saúde, junto do chefe de gabinete Laerte Moreira; Anderson Moreira Bueno, de Assuntos Jurídicos; Carlos Eduardo Borges Libertúcio, de Finanças e Orçamento; Shauy Youssef, de Tecnologia e Inovação, e o adjunto Marcos Torres; Edson Roberto Pinto de Moraes, de Segurança Pública, e o adjunto e ex-vereador Fernando Campagnoli Benitez Braga; Juliana Leite da Silva, de Administração, e o adjunto Luan Aparecido de Oliveira; Sidnei Santos Leal, de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida, que é vereador licenciado, e o adjunto Eduardo Theodoro Sanches; Mateus Sartori, de Cultura e Turismo, e o adjunto Michael Meyson; Vanderlon Gomes, de Desenvolvimento Social e da Longevidade, que é ex-prefeito de Salesópolis, e a adjunta Monike Cáfaro; Evail Gonçalves Junior, de Obras, Meio Ambiente e Bem-Estar, o adjunto Dirceu Jacinto Granato, que é ex-vice prefeito de Guararema e o adjunto Leandro de Leon, além da chefe de gabinete Sandra Regina Olivieri.
Participaram também a secretária municipal adjunta de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Evandra Franco de Melo; o secretário municipal adjunto de Arrecadação e Tributação Lucio André Travnisk, as secretárias municipais adjuntas de Educação Aline Amorim Marques e Misley Gonçalves, além da chefe de gabinete desta Pasta, Camila Borges Pimentel.
Próximas inaugurações
As entregas que compõem a agenda do aniversário de 126 anos de Guararema continuam neste sábado (20). Às 8h30 será reinaugurado o Centro Socioeducativo (CSE) “Fukashi Fukushima”, que fica na Estrada Municipal do Lago, 2450; e às 10 horas será reinaugurado o Estádio Municipal “Inácio Paulino da Silva”, na avenida América, 374, no bairro Guanabara.
Enquanto no CSE Fukushima haverá apresentação dos alunos do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) “Dácio Franco de Souza”, o Estádio Municipal recebe o tradicional Jogo das Estrelas, que reunirá grandes nomes do futebol brasileiro, como Neto, Álvaro, Chicão, Galeano, Flavio Bocão, Rosinei, Muller, Wendel, Viola, Sergio, Rogerinho, Amaral, Leandro Guerreiro, Marcos Assunção, Biro Biro e Ezequiel.