O Estado, professores, escritores, dirigentes políticos, jornalistas e instituições têm grande responsabilidade na condução do povo, orientando e dando exemplos. As camadas sociais que podemos chamar de "os debaixo", sempre seguem os bons e os maus exemplos dados pelas camadas superiores. Assim, não se pode permitir que a classe A, os letrados e intelectuais, a classe política e empresária deem maus exemplos.
As conquistas tecnológicas de nossa época correram à frente do discernimento moral e da evolução espiritual. Hoje, existem mais personalidades desenvolvidas do que antes, mas, infelizmente, ainda são poucas, proporcionalmente, para combater o maior número de pessoas amorais e espiritualmente subdesenvolvidas que têm acesso às chaves das forças da natureza por meio da ciência.
Há saída para os problemas da atualidade, como as questões ambientais, guerras, fome, miséria, violência, analfabetismo, tráfico de drogas e saúde precária? A única resposta é colocar pessoas de mente esclarecida nas importantes funções do poder temporal e mundano.
O Brasil é dominado pelos oportunistas. Como combater os desonestos? Eis os desafios, porque é "dura a vida honesta". Os cidadãos honestos recolhem entre 60 e 80 tributos anualmente. Mas, há pessoas que lutaram e outras que lutam bravamente pela humanidade. Esta nação somente se desenvolverá e atingirá altos níveis se todos os segmentos voltarem as suas mentes e consciências para a Pátria e não para os interesses pessoais e mundanos.
Se, a cada dia, de algum modo banal, você deixa de eliminar a ignorância, lutar contra a suspeita, o ódio e a malícia, não estará fazendo sua parte. Os grupos criminosos, que estimulam a oposição e o ódio são muito organizados.
Entre de corpo e alma e ajude a instalar um caminho de luz, amor e cultura desapegada do materialismo. Combata e não permita um mundo caótico. Denuncie a imprensa marrom, a intolerância e o ódio ideológico. Procure ser independente e diga sempre: "sou o senhor do meu destino e o capitão da minha alma."