O vereador Artur Takayama (PL), presidente da Câmara de Suzano, foi o responsável por intermediar a doação de 100 mudas de cerejeira ao Viveiro Municipal Tomoe Uemura, no Jardim Imperador, contribuindo para o fortalecimento das ações de preservação ambiental e valorização cultural no município. A ação faz parte de uma doação maior, feita pela família Onaka, da cidade de Frei Rogério (SC), que enviou um total de 300 mudas ao município. 

Esta é a terceira vez que a família Onaka realiza doações ao município, totalizando mais de mil mudas de cerejeira ao longo dos últimos anos. A logística de transporte das mudas foi viabilizada com o apoio da família Yamagami, também engajada na preservação ambiental e na valorização da cultura nipo-brasileira.

Além das 100 mudas destinadas ao Viveiro Municipal, outras 50 serão enviadas para os cemitérios da cidade (São Sebastião, São João Batista e Dos Índios); 70 serão entregues ao Rotary Club Suzano Sul, 40 ao Aceas Nikkey, 10 ao Bunkyo Suzano e o restante para outras entidades da cidade.

Artur Takayama destacou a importância da parceria entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil para fomentar ações sustentáveis. “As cerejeiras não são apenas símbolo da cultura japonesa, mas também representam o cuidado com o meio ambiente e o fortalecimento dos laços comunitários. É gratificante poder contribuir com essa ponte entre os doadores e as entidades de Suzano”, afirmou o parlamentar.

Viveiro

O Viveiro Municipal Tomoe Uemura fica na avenida Senador Roberto Simonsen, 340, Jardim Imperador. Segundo informações da administração municipal, o local está em uma área de 5 mil metros quadrados e possui uma variedade de instalações, incluindo estufa, canteiros de flores e árvores nativas, pomar, modelo de horta comunitária, lago oriental e sala administrativa.