Com a popularização da Internet e o uso cada vez mais contínuo das redes sociais, a busca por conteúdo deixou de ser apenas pela televisão, dando espaço para o Youtube e outras plataformas de produção independente.
Por ser um ambiente livre, qualquer pessoa pode gravar um vídeo, falando do assunto que bem entender e deixar disponível para que o mundo inteiro assista. Com essa visibilidade, essas pessoas passaram a chamar mais atenção para seus canais, do que determinados programadas de TV.
Alguns vídeos conseguem milhões de visualizações em poucas horas, a partir dessas visualizações essas pessoas conseguem lucrar, seja com o próprio Youtube, que paga uma parcela do que recebe de publicidade, seja com merchandising durante os vídeos.
Hoje gravar vídeos para o Youtube se tornou uma profissão, possibilitando altos lucros. A influência que os youtubers exercem sobre o público é gigantesca, tendo um alto valor no mercado da publicidade.
Além disso, presença VIP em eventos, produtos exclusivos e até a escrita de livros têm garantido muito dinheiro para essa galera que vem explorando esse nicho. Alguns deles conseguem lucrar, em média, R$ 40 mil por mês com os vídeos.
Os temas abordados são os mais variados. De acordo com o Youtube, os canais com maior sucesso são os voltados a entretenimento, moda e beleza, gastronomia, música e games. Dos cem maiores, cerca de 25 são voltados aos games, devendo ser um dos temas que mais está crescendo.
Aos interessados existem até cursos para ser um profissional do Youtube, onde trabalham técnicas de engajamento, métricas para entender o público e a melhor forma de apresentar o conteúdo, de modo que desperte interesse nos espectadores, entretanto, caso você queira se arriscar sozinho no imenso mundo da Internet, não é necessário muito, basta ter um smartphone ou uma câmera, um tema para explorar e uma bela dose de carisma.
O caminho para um grande público é longo, mas com determinação é possível chegar ao alto escalão dos youtubers!