Suzano tem se destacado pela oferta de produtos agroecológicos e orgânicos nas feiras livres da cidade. Isso porque, 24% dos endereços que recebem esse tipo de comércio expõem itens que são cultivados sem o uso de agrotóxico, reforçando as práticas sustentáveis do município. Os moradores têm a possibilidade de buscar esses alimentos em cinco das 21 feiras que atualmente são disponibilizadas para a população.
Dentre aquelas que funcionam durante o dia, das 6 às 14 horas, podem ser citadas as estruturas instaladas na avenida Missionária, no Jardim Colorado, às terças-feiras; e na avenida Jaguari, no Jardim Dona Benta, aos domingos. Já entre as consideradas noturnas, por funcionarem das 16 às 21 horas, as três opções podem ser encontradas às quartas-feiras, no Largo da Feira, na rua Benjamin Constant; às quintas-feiras, na Praça Cidade das Flores, no Jardim Paulista; e às sextas-feiras, na avenida Tere Nigri, na Cidade Cruzeiro do Sul.
Nesses locais, são comercializados alimentos cultivados seguindo os princípios da agroecologia, no contexto de um sistema alimentar mais sustentável, que respeita o meio ambiente e as relações sociais, priorizando a diversidade de culturas, a utilização de sementes tradicionais, a interação com a natureza e a valorização da cultura local. Também são cultivados ou produzidos alimentos que não utilizam fertilizantes sintéticos, organismos geneticamente modificados (transgênicos) e outros produtos químicos sintéticos, para reforçar as práticas sustentáveis e a promoção da saúde.
Demais feiras
Essas atrações se integram ao conjunto de outras 16 feiras com produtos tradicionais que estão distribuídas pelos quatro cantos da cidade, tanto de dia quanto à noite, entre terça e sexta-feira, e também nos finais de semana.
As feiras diurnas em dias úteis, além das já citadas, também podem ser conferidas na terça-feira, na avenida Maria Helena (Jardim Natal); na quarta-feira, na rua Alberto José da Costa (Vila Amorim); na quinta-feira, na rua Dr. Odilon de Souza (Jardim Imperador) e na rua Bandeirantes (Jardim Revista); e na sexta-feira, na rua Benedito Faria Marques Filho (Parque Maria Helena) e na rua Oswaldo de Oliveira Lima (Jardim Casa Branca);
As feiras diurnas em finais de semana podem ser encontradas aos sábados na rua Benjamin Constant, no pátio central (Centro); na rua Igreja Evangélica Unificados por Cristo (Miguel Badra Alto); na rua Margarida Lima de Oliveira (Jardim São José); e na rua Antônio Pessegueiro (Vila Helena); e aos domingos na rua Agostinho Irente (Vila Figueira), na rua da Adutora (Jardim Monte Cristo), na rua Sebastião Moreira (Palmeiras), e na rua Jeca Tatu (Jardim Novo Colorado).
Já as feiras noturnas, que se somam àquela lista que têm produtos agroecológicos, são ofertadas às sextas-feiras na rua Ruth (Vila Urupês) e na rua Sebastião Moreira (Parque Palmeiras).
O diretor do Departamento de Fiscalização de Posturas, setor que organiza as feiras, Edson Tavares, pontuou que esse tipo de comércio tem recebido a atenção devida por parte da administração municipal para que todas as normas acordadas sejam cumpridas. “Acompanhamos de perto o funcionamento das feiras nos dias específicos de cada uma delas, para verificar o andamento dos trabalhos e atestar que a população está sendo bem atendida”, frisou Tavares.
Já o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, afirmou que a oferta de produtos agroecológicos e orgânicos nas feiras mostra o compromisso de Suzano com a sustentabilidade e a alimentação saudável. “A Prefeitura de Suzano consegue disponibilizar para a população uma gama de produtos in natura que se alinha ao conceito que aplicamos na gestão ambiental da cidade, em todos os seus aspectos”, declarou.
Por sua vez, o secretário municipal de Governo, pasta responsável pelas feiras, Alex Santos, destacou que este comércio tem reforçado a oferta de alimentos específicos em diferentes bairros. “As feiras se tornaram uma atração nos dias em que acontecem, mobilizando a população, aumentando as opções de comércio, incentivando a produção local e contribuído com a economia da cidade”, ressaltou.
Cidades
30/07/2025 às 17:21
Suzano se destaca pela oferta de produtos agroecológicos e orgânicos nas feiras livres
Por: Portal News
Atualmente, cinco dos 21 endereços que recebem esse tipo de comércio expõem itens que são cultivados sem o uso de agrotóxico

Feiras comercializam alimentos cultivados seguindo os princípios da agroecologia
Foto: Luana Bergamini/Secop Suzano