A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes reuniu os projetos de educação musical “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola” e “Pra Ver a Banda Passar”, promovidos pela Pasta, para o planejamento das atividades do ano letivo de 2025. Os encontros destacaram as ações e eventos que terão continuidade, além da troca de ideias entre técnicos da Pasta e representantes das iniciativas.

Durante as reuniões, foi apresentado um planejamento detalhado para os projetos, que serão executados em conjunto com o Departamento Pedagógico (Deped), por meio da Divisão de Projetos Especiais. “Os projetos são referências na nossa cidade para o ensino de música. Com o empenho e a dedicação de todos, conseguiremos proporcionar aos nossos alunos uma experiência educativa rica e transformadora”, declarou a secretária de Educação, Darly Aparecida de Carvalho.

Entre os eventos que devem continuar, destacam-se o Color Guard e Prêmio Jovem Talento, realizados pelo projeto “Pra Ver a Banda Passar”, gerido pela AFABAMC (Associação dos Regentes de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes). Pelo Pequenos Músicos, com gestão da Sinfônica Mogi, seguem na programação a série de concertos do Pequenos no Auditório e o Recital dos Alunos Avançados do Núcleo de Referência.

Para Leandro Tomazzini, chefe da Divisão de Projetos Especiais, responsável por coordenar as ações de Educação Musical no âmbito municipal, os encontros foram oportunidades para reforçar o trabalho em conjunto.  “Nosso foco é fortalecer os projetos e junto com as associações,  oferecer oportunidades para que os estudantes possam descobrir e desenvolver seus talentos musicais”, afirmou.

O projeto "Pequenos Músicos" atende 20 escolas municipais e o Núcleo de Referência, oferecendo aulas de musicalização,  ensino de instrumento de sopros, percussão e, por consequência, a prática em conjunto de todos os instrumentos, onde resulta na formação de uma banda  sinfônica escolar. Já o "Pra Ver a Banda Passar" é desenvolvido em 28 escolas, sendo 17 municipais e oito estaduais, com o objetivo de criar grupos de fanfarras e bandas marciais, musicais de marcha e de instrumentos melódicos e percussão, além da formação de corpos coreográficos.

Os encontros contaram com a presença do diretor do Deped, Mitch Almeida, do maestro Lélis Gerson, da Sinfônica Mogi e Richard Bitelli, da AFABAMC. Os representantes foram acompanhados pelas equipes gestoras dos projetos.