A escritora e antropóloga Mirian Goldenberg está visitando Mogi das Cruzes nesta semana. Pesquisadora há mais de 30 anos sobre envelhecimento, ela apresentou na noite de quarta-feira (22), no Cemforpe, a palestra “A Bela Velhice”, destacando que é preciso Coragem, Autonomia, Propósito e Amizade para envelhecer bem. A atividade fez parte do Mês da Longevidade na cidade.
Entre as propostas da escritora para Mogi, está a criação de um projeto de escuta ativa para idosos para que eles possam contar suas histórias, que também são histórias da cidade. “Tenho esse projeto de fazer de Mogi uma cidade referência nesta questão do cuidado, da atenção, do carinho, da escuta do idoso, e eu tenho certeza que agora com a Secretaria de Longevidade nós vamos conseguir concretizar esse projeto”, afirmou.
A escritora também esteve na Vila Dignidade, nesta quinta-feira (23), condomínio exclusivo para pessoas idosas no distrito de Braz Cubas. Ela participou do plantio de mudas com os nomes dos moradores, que serão responsáveis pelo cuidado das plantas. Ela propôs a implantação de uma biblioteca o local.
“É a terceira vez que eu venho a Mogi e é a segunda vez que eu venho na Vila Dignidade. Eu sempre fico muito emocionada, porque eu vejo um projeto de dignidade. E aqui dá pra fazer amizades, dá pra você cuidar um dos outros, dá pra você escutar, dá pra você conversar, ler. Agora estamos fazendo uma biblioteca da dignidade, todo mundo que quiser doar livros, venha doar porque nós precisamos dar dignidade para as pessoas mais velhas de Mogi. E ler é você ter liberdade para criar, para imaginar um mundo melhor, que nós podemos construir na Vila Dignidade também”, disse.
Visita
Também estiveram presentes na Vila Dignidade o secretário da Longevidade, Mauro Yokoyama; a secretária adjunta da Assistência Social, Camila Tacelli, e representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal. Em seguida, Mirian visitou o Pró-Hiper, espaço de atividades físicas para pessoas idosas.
Mês da Longevidade
O secretário da Longevidade falou da satisfação com a programação do Mês da Longevidade, e que uma nova edição do Miss e Mister Longevidade, promovido no dia 16, já está sendo pedida para o próximo ano. Ele ainda destacou outros projetos como o lançamento do curso de Letramento Digital, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, no último dia 8. O encerramento será na próxima semana (dias 27 e 28) com palestras sobre golpes financeiros, com o delegado Francisco Del Poente, no Jardim Piatã e na Casa de Clara.
Destaque também para acordo de cooperação que está sendo firmado com o Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Segundo o secretário, alunos devem participaram na área de pesquisa e estágio no Centro de Referência, que deve ser instalado na cidade.