A equipe do Instituto Rogerinho R9, que representa a tradicional Portuguesa no futebol de amputados, está pronta para disputar a Série B do Campeonato Brasileiro da modalidade, que será realizado a partir desta sexta-feira (16), no Estádio Joaquim Henrique Nogueira, conhecido como Arena do Jacaré, na cidade mineira de Sete Lagoas. O torneio segue até domingo (19).

Sob o comando do técnico Ronaldo, a equipe de Mogi das Cruzes chega fortalecida com três  importantes reforços: Luciano Alau, ala de destaque nacional, e o experiente goleiro Vagner, ambos vindos do Corinthians Mogi, um dos maiores clubes da modalidade. As contratações foram feitas com o objetivo de levar a Lusa de volta à elite do futebol de amputados brasileiro.

O torneio é decisivo e oferece três vagas de acesso à Série A do Campeonato Brasileiro em 2026. A missão da equipe é brigar pelo acesso e consolidar a Portuguesa entre as principais forças do país.

Tabela da Primeira Fase

A Portuguesa estreia na sexta-feira pela manhã (16) contra o NUMEC Santos. À tarde, o desafio será contra os donos da casa, o Democrata Igafel de Sete Lagoas. No sábado, a equipe da Lusa encerrará a fase de grupos enfrentando a equipe do iInstituto Barrros Amapá.

A competição, realizada pela Confederação Brasileira de Futebol para Amputados (CBFA), com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), reunirá equipes de todo o Brasil em busca do sonho de disputar a primeira divisão do futebol de amputados, um esporte que vem ganhando cada vez mais visibilidade e apoio no país. Também participarão a Aadfepa (Belém), Igafel Mamonas (Guarulhos), SRN APAC (São Paulo), Pernambuco (Recife), ASDA Evolução (Sorocaba), APEC-MS Pantanal (Campo Grande), Sadef (Natal) e Leões RBC (Caieiras). 

Mais do que futebol

O Instituto Rogerinho R9, conhecido pelo trabalho social e esportivo com atletas com deficiência, tem se consolidado como um celeiro de talentos e um exemplo de inclusão através do esporte. A participação na Série B é mais um passo nessa trajetória de superação e conquistas.