A Prefeitura de Mogi das Cruzes vacinou 2.623 pessoas contra a Covid-19 no esquema drive-thru, realizado no último final de semana no Pró-Hiper. Do total de vacinados, foram 1.883 trabalhadores da saúde e 740 idosos com 90 anos ou mais. A partir de hoje, a dose estará disponível em todos as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para idosos nesta faixa etária.
Para receber a vacina, idosos com 90 anos ou mais precisam apresentar um documento com foto, como RG ou CNH, CPF e comprovante de residência na cidade.
Jaciara Glória de Jesus, nora da dona Maria Cândida dos Santos, 90 anos, moradoras na Chácara Santo Ângelo contou como foi descobrir que a vacina contra o coronavírus já estava disponível na região."Quando soube da vacinação, rapidamente organizei tudo para trazer minha sogra. Foi um ano muito difícil. Ela gosta de sair, de ver a vizinhança e ficar somente dentro de casa não tem sido fácil", comentou.
A Secretaria Municipal de Saúde também iniciou, ontem, a vacinação dos idosos acamados com 90 anos ou mais que fazem parte do Programa Melhor em Casa e das áreas de abrangência do Programa Saúde da Família. O atendimento domiciliar é destinado exclusivamente para idosos que não podem ser retirados de sua residência, ou seja, que recebam assistência domiciliar ou precisam de ambulância para locomoção (informações pelo 4798-6768).
Drive-thru
A Pasta imunizou 878 pessoas no esquema drive-thru no sábado passado, com trabalho realizado por cerca de 60 pessoas, entre servidores da Saúde e voluntários de outros setores da Prefeitura. No domingo passado, o número de imunizados saltou para 1.745 e a equipe de trabalho foi composta por cerca de 100 pessoas.
Novas ações serão programadas nos próximos dias mediante a entrega de novas doses pelo governo do Estado de São Paulo. "Existe um anseio muito grande da população pela vacina contra a Covi-19, o que é totalmente compreensível, mas estamos precisamos organizar as ações de acordo com o volume de doses recebidas", explicou o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel, que coordenou todas as ações no final de semana.
O prefeito Caio Cunha (Podemos) também esteve no local nos dois dias de campanha. "A vacinação é um momento muito especial, esperado por toda a população, mas não podemos descuidar da rotina de cuidados para evitar a proliferação do vírus", afirmou.
Desde o início da pandemia da Covid-19, até ontem a tarde, Mogi das Cruzes havia registrado 14.949 casos positivos da doença dos quais, infelizmente, 663 pessoas faleceram.