Em videoconferência realizada no início da noite de ontem com prefeitos de 62 municípios do Estado, entre eles o de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), o governador João Doria (PSDB) reforçou os cuidados e as medidas que devem ser adotadas neste final de ano para conter o avanço da pandemia do coronavírus (Covid-19). Nesta semana, o governo de São Paulo anunciou a reclassificação de todo o Estado de São Paulo para a fase 3 - amarela do Plano São Paulo. O  secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel, também participou da reunião remota.
A reclassificação de todo o Estado para fase amarela, segundo o governo estadual e o Centro de Contingência da Covid-19 de São Paulo, tem como objetivo evitar aglomerações e o contágio do novo coronavírus. Cuidados que foram reforçados pelo governador e sua equipe. "Até a chegada da vacina, nós não temos outra saída que não seja o uso de máscara, a higiene constante das mãos e o distanciamento social", reforçou Doria.
O secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, explicou que o Estado registrou aumento de 10% no número de casos e de 7% nas internações nas últimas três semanas. "Precisamos tomar uma atitude frente a pandemia porque hoje o novo coronavírus se manifesta de forma diferente: todo interior já tem focos autóctones e a progressão da doença é muito maior", alertou. 
Durante o encontro, o governador apontou a reta final para a vacina Coronavac ser aprovada e imunizar a população. "Técnicos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estão na China, analisando os protocolos da vacina Estamos confiantes com os resultados e aguardamos uma avaliação técnica por parte da Anvisa e, desta forma, começarmos a imunização", concluiu.