A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta quarta-feira (27/08) o Projeto de Lei de autoria coletiva 819, item 61, de 2025, que transforma Suzano em Município de Interesse Turístico (MIT). A decisão coroa o trabalho desenvolvido em parceria entre as gestões do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi e do atual chefe do Poder Executivo Municipal, Pedro Ishi, que marcaram presença na atividade, com os mandatos do presidente da Casa de Leis paulista, André do Prado, e do ex-deputado Estevam Galvão.

Também presenciaram a votação o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Mauro Vaz, e o secretário de Estado de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

A mobilização política, que resultou nessa conquista, se mostrou bem-sucedida ao demonstrar para o Legislativo paulista que a cidade reunia as condições necessárias para se tornar um polo atrativo para visitantes, com potencial para a geração de empregos e dinamização da economia local.

O presidente da Alesp parabenizou a cidade e lembrou de Estevam Galvão, falecido em junho do ano passado, logo após o anúncio. “Essa luta é dedicada à soma de esforços desenvolvida ao longo desta última década. Temos que exaltar o empenho do saudoso deputado Estevam (Galvão) para a concretização deste projeto, que sempre contou com o trabalho do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi e do atual prefeito Pedro Ishi. Parabéns a Suzano”, falou André do Prado.

A partir de agora, um novo caminho se abre para a chegada de investimentos e de visitantes, por meio do desenvolvimento cultural e social que promoverá o fortalecimento da identidade do município. O resultado deste avanço será o incentivo à melhoria da qualidade de vida da população, com as políticas turísticas e a renovação do plano destinado à gestão de todas as atividades.

Para chegar a esse momento, foi necessária quase uma década de tratativas e adequações às exigências que foram solicitadas. Desde 2017 Suzano já se preparava para se candidatar a uma das vagas. Isso porque, a primeira gestão do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi se debruçou no trabalho destinado ao cumprimento dos requisitos exigidos. Após três anos de esforços, o Projeto de Lei 0663/2019, apresentado pela então gestão, com o apoio do deputado Estevam Galvão.

O então prefeito Rodrigo Ashiuchi e o deputado André do Prado passaram a reforçar o diálogo com os parlamentares para que houvesse o entendimento em torno dessa proposta, que incluía a Capela Nossa Senhora da Piedade - Igreja histórica do Baruel, o Templo Budista Nambei Shingonshu Daigozan Jomyoji, o Parque Magic City e os pesqueiros como importantes referências turísticas da cidade.

Diante das novas recomendações sobre o segundo projeto de lei, foi iniciada a elaboração do primeiro Plano Diretor de Turismo do município e posterior atualização periódica, conforme exigência legal para o credenciamento, com realização do preenchimento e constante atualização da plataforma digital criada pelo Governo do Estado para avaliação e monitoramento dos municípios candidatos ao título.

Ao longo do processo, a cidade integrou novas atrações que tornaram mais robusto o conjunto de referências, que passou a incluir o Parque Municipal Max Feffer; o Viveiro Municipal Tomoe Uemura; o Parque Municipal de Conservação Ambiental Professora Bianca Carla Nunes da Silva, conhecido como Parque do Mirante; as praças Cidade das Flores, Sol Nascente e dos Expedicionários, com esculturas de Pokémon, os templos budistas; o Templo Hare Krishna; a Igreja Matriz de São Sebastião; o Casarão da Memória Antônio Marques Figueira; o o Blue Beach Thermas Park; os haras e os pesqueiros.

Depois de cinco anos de tratativas e ajustes, no último ano do segundo mandato do prefeito Rodrigo Ashiuchi e já com o deputado André do Prado na presidência da Alesp, a Casa de Leis deu o parecer positivo em 19 de março de 2024, credenciando Suzano como cidade apta a ser tornar MIT assim que novas vagas fossem liberadas pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Mais do que uma conquista política, Suzano conseguiu mostrar tecnicamente que atendeu às condicionantes da avaliação criteriosa que foi baseada em pontuações e indicadores objetivos, já que os municípios precisam comprovar estrutura, planejamento e ações efetivas no turismo para somar pontos em diferentes quesitos e compor o ranqueamento estadual, que distingue MITs e Estâncias Turísticas.

O passo final

A última etapa do processo que consolidou o reconhecimento aconteceu neste ano, já na gestão Pedro Ishi, quando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego definiu as metas para alavancar o turismo na cidade, em fevereiro, durante reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), indicando os roteiros culturais e religiosos inseridos no projeto, que ainda prevê ônibus turístico no fim de semana.

A proposta contemplava a criação do roteiro religioso, incluindo a Igreja do Baruel e o Templo Hare Krishna, no distrito de Palmeiras; além do Templo Budista Nambei Shingonshu, na região central da cidade; e a formulação dos roteiros culturais e esportivos, que buscam valorizar o Casarão da Memória Antônio Marques Figueira; o Parque Municipal Max Feffer e a Academia Terazaki.

Todas essas localidades fariam parte de uma rota percorrida pelo corredor de um ônibus turístico, que seria disponibilizado à população e aos visitantes nos finais de semana. Entre as demais iniciativas que entraram no radar da secretaria ainda foram citadas a implantação da Escola do Turismo, para qualificar profissionais voltados a este setor, e o Centro de Atendimento ao Turista, com atendimento especializado e sala multimídia, para amostragem dos pontos de referência.

Já no mês de abril, em outra reunião com conselheiros, a prefeitura discutiu a criação de uma rota religiosa que passaria pela cidade e a implementação de um aplicativo denominado “Destinos Inteligentes”. Neste momento, foram levantados os aspectos relacionados às propostas que poderiam ser levadas ao Estado de São Paulo, para que fosse oficializada a “Rota das Intercessoras”, que seria integrada ao “Projeto Caminho da Fé Alto Tietê”.

A referida rota teria como primeiro ponto de parada a Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro Jardim Gardênia Azul, por ter estrutura para receber os turistas e peregrinos, além de ser a única igreja do Estado com uma réplica do corpo incorrupto de Santa Rita, com 95% de autenticidade em relação ao que está na cidade de Cássia, na Itália. O segundo ponto seria o Santuário Nossa Senhora Desatadora dos Nós, em Mogi das Cruzes; na sequência, seria contemplada a Igreja Nossa Senhora da Escada, em Guararema; e, por fim, os visitantes chegariam ao Santuário de Nossa Senhora de Aparecida.

Por fim, no mês de junho, a administração municipal firmou um convênio com a Universidade de São Paulo (USP) para atualizar o Plano Diretor de Turismo do município. O estudo será realizado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) até agosto de 2026, sem custos para o município, com proposta de traçar diretrizes que estimulem o desenvolvimento sustentável do turismo local.

O ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi destacou que a cidade tem que se orgulhar de mais essa conquista histórica. “A prioridade dos nossos dois mandatos foi resgatar o orgulho de ser suzanense. Nada mais simbólico do que conseguirmos esse título, que mostra para toda a população que agora somos referência turística no Estado de São Paulo. Muito trabalho foi feito até que pudéssemos nos colocar nessa situação e agora Suzano entra numa nova fase de investimentos, que irá beneficiar todos os setores envolvidos. Todas as ações preparatórias criaram as condições necessárias para que todos pudessem conhecer nossas atrações”, ressaltou Ashiuchi.

Já o prefeito Pedro Ishi afirmou que a coroação deste processo se deu em função de um grande trabalho em conjunto. “Desde 2017, políticos de grande expressão na cidade, na região e no Estado estão se articulando em torno desse objetivo. O sempre prefeito Rodrigo Ashiuchi se dedicou muito para fazer esse projeto ser aprovado, com total apoio do presidente da Alesp, e as tratativas avançaram porque nas duas gestões dele houve uma mobilização intensa para alinhar o município a essa proposta. Vimos de perto a luta para concretizar esse sonho, que foi realizado quando nosso município se mostrou pronto para dar esse passo. É uma grande satisfação ser o prefeito da cidade neste momento histórico”, declarou o chefe do Poder Executivo municipal.

Ainda estiveram presentes na votação, integrantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e da Secretaria Municipal de Governo.