Com o tema “Com Maria, Peregrinos da Esperança”, começa no próximo dia 1º de setembro, aniversário da cidade de Mogi das Cruzes, a 170ª Festa de Nossa Senhora do Socorro, uma das mais tradicionais da região.
Localizada no alto do Socorro, a paróquia que deu nome ao bairro realiza a novena e a quermesse há 170 anos. A longevidade da festa se deve aos próprios paroquianos e devotos de Nossa Senhora do Socorro.
Devoção única no Alto Tietê e no Brasil, a imagem de Nossa Senhora ajudando uma mãe em dificuldade é icônica e continua preservada na entrada da igreja.
Para esta edição, o pároco responsável pelo local, padre Michel dos Santos, quer presentear os fiéis, “peregrinos da esperança”, com a restauração do sino principal, que data da época colonial, e a adição de um carrilhão de novos sinos que devem compor a fachada da igreja.
Programação
A 170ª Festa de Nossa Senhora do Socorro acontece de 1º a 14 de setembro, na matriz do Largo do Socorro (Mogi das Cruzes), e está dividida em missas com o novenário e a tradicional quermesse.
Quermesse:
De 2 a 14/9, sendo de segunda a sexta a partir das 18h; aos sábados, a partir das 15h; e aos domingos, a partir das 12h. Quem prestigiar o evento poderá acompanhar também atrações musicais nos dias 5, 6 e 7/9, além do Bolo da Padroeira, no dia 12/9, e o Almoço da Padroeira, nos dias 7 e 14/9, a partir das 12h.
O pároco Michel dos Santos reconhece e ressalta o grande esforço e envolvimento da comunidade. Ele conta que, meses antes, os preparativos começam e as equipes se revezam no preparo de massas, pães e doces.
Programação das Missas – Novenário
O fiel participante poderá apadrinhar qualquer missa. Valor mínimo: R$ 50,00. Basta chegar com antecedência e informar seu desejo.
O novenário acontecerá de 3 a 11/9, sempre com a missa às 19h30, com exceção dos dias:
- 6/9 (sábado), às 17h;
- 7/9 (domingo), às 18h.
No dia 12/9, Dia de Nossa Senhora do Socorro, acontece a coroação de Nossa Senhora, às 19h30, com a presença do bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini.