No último domingo, quando ocorreu o 1º turno das eleições municipais de Mogi das Cruzes, a adesão dos moradores aos transportes públicos foi 25,07% maior do que no domingo retrasado. Durante todo o dia de votação, que levou o atual prefeito e candidato à reeleição, Marcus Melo (PSDB), e o Caio Cunha (PODE) ao 2º turno, 28.717 passageiros utilizaram os ônibus municipais.
Ainda de acordo com as informações da Secretaria Municipal de Transportes, não houve registros de reclamações nos canais oficiais da Prefeitura sobre o atendimento dos transportes coletivos. "O volume, no entanto, foi menor que o que era esperado. Isso possibilitou mais comodidade aos eleitores, já que a frota cumpriu horários de dias úteis no período entre zero e 19 horas", relembrou a Pasta.
Nesta comparação, a demanda total deste domingo representou apenas 35,94% do volume de passageiro em relação a um dia útil. Com a evolução do município em relação aos casos de confirmações e óbitos pelo novo coronavírus, a frota de ônibus é constantemente ampliada pela Secretaria Municipal de Transportes.
Na primeira quinzena de setembro, por exemplo, a Prefeitura de Mogi colocou nas ruas mais 33 ônibus municipais, totalizando em 168 coletivos que correspondem a 75% do total da frota. Atualmente, a frota dos ônibus municipais está em 84,3%, com 188 transportes coletivos.
Ontem, os eleitores mogianos compareceram às devidas unidades de ensino para votar das 7 às 17 horas. No primeiro horário, das 7 às 10 horas, quando a votação era preferencial para os idosos, houve pouco movimento nas escolas. Grande parte do eleitorado optou por votar após o meio-dia.