Preocupados com a disseminação do coronavírus (Covid-19), alguns moradores de Biritiba Mirim estão reclamando da constante aglomeração de ruas e avenidas por participantes de campanhas políticas que, em diversas ocasiões, negligenciam o uso obrigatório das máscaras. Ainda de acordo com os biritibanos, o centro da cidade e a avenida Jair Leme são os locais onde ocorre a maior parte das aglomerações.
O produtor rural Camilo Espedito dos Santos, de 53 anos, contou que, no domingo anterior, ficou assustado ao se deparar com as ruas lotadas em um mesmo ponto da via. Além disso, muitas não faziam o uso correto das máscaras, deixando-as no pescoço ou segurando em suas próprias mãos enquanto conversavam com demais moradores.
Para Espedito, as campanhas carregam multidões e desrespeitam em totalidade as restrições que devem ser tomadas para a prevenção. "Estes políticos colocam os munícipes em risco diariamente com essas aglomerações. Eu, que sou hipertenso, fiquei muito assustado ao ver ruas lotadas no final de semana", lamentou o morador.
E não é somente o risco à população que tem incomodado os biritibanos, eles afirmaram ainda que os eventos de aglomeração aumentam o medo de que eles saiam de casa. "A gente fica com medo de sair para ir ao mercado ao à feira e se deparar com essas aglomerações. Campanhas assim são desnecessárias e banalizam a pandemia em que estamos vivendo", pontuou Espedito.
Em nota, a Prefeitura de Biritiba informou que não foi notificada sobre estes eventos e está tomando ciência pelas redes sociais, como a maioria dos moradores. (T.M.)