Mais de 5 mil pessoas irão participar na próxima segunda-feira, dia 1º de setembro, do Desfile Cívico-Militar, que marcará a comemoração pelos os 465 anos de aniversário de Mogi das Cruzes. Na Avenida Cívica, no Mogilar, a partir das 9h, todos poderão conferir um grande evento que irá retratar a cultura, a história, os projetos e avanços da cidade em diferentes áreas.
Estudantes, professores, militares, atletas, artistas e profissionais de diferentes segmentos representarão a educação, o esporte, a diversidade e a inclusão, entre outros temas que fazem de Mogi uma cidade acolhedora e próspera. “O Desfile é uma tradição em nossa cidade e neste ano em que Mogi completa 465 anos, preparamos um grande evento para apresentar a cidade que abraça a todos e os avanços que temos alcançado”, disse a prefeita Mara Bertaiolli.
O desfile começa tradicionalmente destacando as forças militares da cidade. Com o tema “Mogi, Cidade que Abraça”, a parte cívica trará representantes de diferentes segmentos, como o pelotão da Primeira Infância e das novas secretarias, como a Longevidade e da Mulher. As escolas e creches irão representar os temas “Brincar, Natureza, Minha Cidade, Diversidade, Artes e leitura, Desenvolvimento integral da criança e Cultura de Paz”.
Estarão presentes instituições da cidade, ações e projetos das secretarias de Assistência Social, Cultura, Esporte e Lazer, Agricultura, Meio Ambiente e Proteção Animal. O público ainda irá conferir os veículos da Prefeitura com destaque para Serviços Urbanos e Zeladoria, além de motoclubes, jipes e carros antigos. A AGCO/Valtra apresentará três tratores.
A parte musical ficará com as bandas do projeto Pra Ver a Banda Passar, promovido pela Pasta com a AFABAMC (Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes) e um grande pelotão formado por escolas do projeto Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola, iniciativa da Secretaria de Educação com a Sinfônica Mogi. A Banda Sinfônica, que integra a iniciativa, abrirá o desfile.
Mudanças no trânsito
A região da avenida Cívica terá interdições na manhã de segunda-feira (01/09) para o desfile. A previsão é que a circulação de veículos seja normalizada por volta das 14h. Durante a madrugada, o trânsito será interrompido na avenida Cívica e na rua Tito Muffato. Nesta última via, a circulação somente será permitida entre a avenida Yoshiteru Onishi e a saída de carga e descarga de um atacadista localizado na via.
Já a partir das 7h, a rua Professor Ismael Alves dos Santos terá a interdição no trecho em frente ao Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, onde será feita a concentração para os participantes do desfile. A rua Marcelo Cajá, entre a avenida Yoshiteru Onishi e a rua Professor Ismael Alves dos Santos também será interditada no mesmo horário.
Já no trecho da rua Professor Ismael Alves dos Santos, próximo à avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, o trânsito local estará liberado, permitindo acesso ao estabelecimentos comerciais.
Os motoristas também devem ter atenção ao transitar pela avenida Yoshiteru Onishi na manhã de segunda-feira. A faixa da direita da pista sentido bairro-centro será utilizada como rota para os veículos oficiais e particulares que participarão do desfile.
A orientação da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito é para que os motoristas e pedestres circulem com cautela na região do desfile e obedeçam à sinalização viária e às orientações dos agentes de trânsito. Mais informações sobre o trânsito de Mogi das Cruzes podem ser obtidas pelo telefone 0800 77 30 194.
Mais atrações
Ainda no dia 1º, o Parque Centenário terá uma programação cultural gratuita. O espaço terá intervenções circenses (às 10h) e as apresentações: Combuca da Judite (às 11h15), Umbigo de Yá Yá (às 12h30) e Júnior Castro e Banda (às 14h).
Neste dia, o Mogi Basquete enfrentará o Bauru às 19 horas no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, no Mogilar, pelo Campeonato Paulista. A disputa é um clássico do basquete brasileiro e mais uma oportunidade para os mogianos apoiarem a equipe, incentivando os atletas que representam a cidade.