Com o maior número de vereadores nas cidades do Alto Tietê - 23 cadeiras -, Mogi das Cruzes também conta com a maior quantidade de candidatos ao Legislativo: 586 concorrentes.
A maioria destes candidatos é homem, branco, casado, com idade entre 45 e 49 anos e com Ensino Superior completo. Isso é o que revela o levamento realizado pela reportagem com base nos dados do portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A realidade dos candidatos mogianos apresenta diferenças do cenário nacional, no qual os mais de 548 mil concorrentes registrados têm perfil médio de gênero homem, negro, casado e com apenas Ensino Médio. A maior diferença em relação ao perfil do pleito nas eleições de 2016 é a raça mais recorrente entre os candidatos, que na oportunidade era a branca.
Dos 23 parlamentares desta atual legislatura, sete desistiram do pleito. Rodrigo Valverde (PT), Caio Cunha (Pode) e Sadao Sakai (PL) concorrem ao Executivo, os dois primeiros a prefeito e o terceiro a vice-prefeito junto com o atual, Marcus Melo (PSDB). José Antonio Cuco Pereira (PSDB) e Benedito Taubaté Guimarães (PTB) não irão participar do pleito. Jean Lopes (PL) e Carlos Evaristo (PSB), denunciados pelo Ministério Público (MP) por suposta corrupção, renunciaram à candidatura durante o processo eleitoral.
Ainda de acordo com o portal do TSE, dois partidos apresentam a maior quantidade de candidatos em Mogi das Cruzes: o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Partido Liberal (PL), ambos com 36 postulantes, incluindo o candidato a prefeito Marcus Melo (PSDB) e seu candidato a vice-prefeito, Sadao Sakai (PL).
Na sequência aparecem o Partido Verde (PV) e o Solidariedade, ambos com 35 candidatos; o Podemos (Pode) (do candidato a prefeito Caio Cunha) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), aparecem ambos com 34 candidatos. Depois, estão o Partido Social Democrático (PSD), Partido dos Trabalhadores (PT) (do candidato a prefeito Rodrigo Valverde), Democratas (DEM), Partido Trabalhista Cristão (PTC) (do candidato a prefeito Michael Della Torre) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB), com 33 candidatos cada. (F.A.)