A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio das secretarias de Segurança e da Mulher, promoveu na manhã desta quinta-feira (28) o evento “Dando Voz às Mulheres”. A atividade, realizada no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no Nova Mogilar, contou com palestras voltadas a jovens estudantes sobre temas relacionados ao combate à violência doméstica, integra a programação do Agosto Lilás, campanha dedicada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher.
O evento teve palestras para alunos do 9º ano e do Ensino Médio. A comandante da Patrulha Maria da Penha, equipe de proteção às mulheres vítimas de violência da Guarda Civil Municipal (GCM), Tamires Pedroso, apresentou detalhes da Lei Maria da Penha, enquanto a delegada seccional de Mogi das Cruzes, Margarete Barreto, falou sobre a atuação da polícia no município. As atividades do Agosto Lilás serão encerradas neste sábado (30), com mais uma edição do Workshop de Defesa Pessoal, que vem ocorrendo desde o início de agosto, no espaço coberto do Parque Leon Feffer, em Braz Cubas, a partir das 9 horas.
Segundo a secretária municipal da Mulher, Lívia Bolina, o objetivo do evento é aproximar os estudantes de autoridades para troca de conhecimento. "Faz parte do encerramento do Agosto Lilás e é um momento importante em que a gente traz esses jovens para perto de nós para esclarecimentos de situações que eles ainda acreditam estarem distantes da realidade deles. É um trabalho educativo", contou. Ela fez um balanço positivo das ações nas últimas semanas: "O mês de agosto é importante porque intensifica a visibilidade das ações, mas o que interessa para a secretaria é que todas as ações sejam contínuas no município", acrescentou.
A prefeita Mara Bertaiolli também falou aos alunos sobre a importância da união e da conscientização: "É fundamental que você olhe para a sua amiga, para quem realmente precisa e tenha condições de ajudá-la e também de se defender. Nós precisamos ficar unidas, precisamos olhar para o lado e saber como conduzir uma situação de violência".
Durante a atividade, o secretário de Segurança Gilberto Ito destacou aos alunos o lançamento do aplicativo SOS Mulher Mogiana, direcionado a mulheres com medidas protetivas para acionarem socorro imediato em casos de urgência. A apresentação foi feita em um evento na quinta-feira. Atualmente, 281 mulheres em Mogi contam com a medida protetiva. Também acompanharam o evento, os vereadores Malu Fernandes, Bi Gêmeos, Priscila Yamagami e Edson Santos, além de diretoras de escolas.
DDM
A prefeita também comentou no evento que a Prefeitura está trabalhando para ampliar o horário de funcionamento da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
A Prefeitura informou na quarta-feira (27), data em que se comemora os 40 anos de existência das DDMs, que em breve, o atendimento em Mogi será realizado em um novo espaço na região central, com funcionamento 24 horas. O vice-prefeito Teo Cusatis tratou do tema em uma reunião na própria quarta com o secretário executivo de Segurança Pública do Estado, delegado Osvaldo Nico. Ele explicou que a pedido de Mara, estava finalizando as tratativas com o Governo do Estado para que as mulheres de Mogi tenham acesso a uma delegacia 24 horas, em um local com mais espaço, estrutura e condições de acolhimento às vítimas.
Cidades
28/08/2025 às 12:47
Mogi realiza evento para conscientizar jovens sobre violência contra a mulher
Por: Fábio Palodette
“Dando Voz às Mulheres” reuniu estudantes e autoridades no Cemforpe, dentro da programação do Agosto Lilás

Lívia Bolina destacou que o objetivo do evento é aproximar os estudantes de autoridades
Foto: Divulgação/PMMC