Mesmo com a pesquisa com pais de alunos e sociedade civil, que apontou que quase 90% são contra a retomada das aulas presenciais neste ano, há a possibilidade do retorno no final de outubro. O Conselho Municipal também é favorável à retomada apenas no ano que vem.
A Secretaria Municipal de Educação descartou o retorno presencial das aulas na rede municipal de ensino enquanto a cidade permanecer na fase amarela do Plano São Paulo de Retomada Econômica. A informação foi passada na tarde de ontem pela titular da Pasta, Juliana Guedes, durante reunião com vereadores na Câmara Municipal para prestação de esclarecimentos sobre o retorno às aulas nas escolas municipais da cidade.
"A partir da fase verde do Plano São Paulo, começaremos a diagnosticar um possível retorno", afirmou a titular da Pasta. "Diferentemente de São Paulo e no Estado, nunca pensamos no retorno na fase amarela", reforçou.
Segundo estimativas da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade deve avançar a fase verde apenas no início do próximo mês (leia mais ao lado).
Atualmente, 47.296 alunos estão matriculados nas escolas municipais de Mogi das Cruzes, que atendem o Ensino Infantil e Fundamental. Juliana explicou que, inicialmente, na previsão do governo paulista, as aulas presenciais voltariam no dia 8 de setembro, mas, por conta da situação da pandemia o plano foi modificado. "Estamos agora em um segundo plano de retomada. A ideia é que a retomada seja feita no dia 28 de outubro, desde que todas as regiões do Estado estejam na fase amarela (do Plano São Paulo)" (F.A.)