Os testes aleatórios que identificam a presença do coronavírus (Covid-19) já foram aplicados em 363 mogianos. Nesta segunda etapa, os testes estão sendo aplicados não apenas nas 25 pessoas que receberam o diagnóstico positivo para a doença na primeira amostragem, no mês passado, como também em todos os outros que já foram testados durante a ação.
No total, mil munícipes estão recebendo a segunda etapa dos testes aleatórios e todos já fizeram os exames na primeira fase. Segundo informações da Prefeitura, ainda não foi possível contabilizar os resultados dos testes, já que eles só serão entregues no final do estudo.
A maior porcentagem de pessoas que tiveram contato com a doença na primeira amostragem era do grupo entre 70 e 79 anos (6,3% do total), seguida pelo público entre 60 e 69 anos e 50 a 59 anos, ambas com 3%.
Os testes foram aplicados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde em mais de 39 bairros mogianos, obedecendo a proporção populacional de cada região em relação à cidade com a proposta de se aproximar mais de um cenário real de infecção. O trabalho apontou que 975 pessoas testadas não foram contaminadas pela Covid-19, enquanto 12 já foram infectadas; 11 estão na fase aguda da doença e duas estão na transição entre a fase aguda e a cura.
Cuidados
Para a segurança de todos os profissionais da Saúde, bem como da população em geral, equipes da Secretaria Municipal de Saúde trabalharam identificadas, com carro oficial, uniforme e crachá de identificação nas aplicações dos testes aleatórios, que são feitos como os testes de glicemia, nos quais é preciso realizar um pequeno furo no dedo da pessoa testada para coletar o seu sangue.
*Texto supervisionado pelo editor.