As pancadas de chuva que atingem Mogi das Cruzes desde o domingo à noite vem dificultando a rotina de diversos munícipes. Desde segunda-feira, a Prefeitura de Mogi decretou estado de atenção máxima. Segundo a administração municipal, das 7 horas de segunda-feira até as 7 horas de ontem, o nível do rio Tietê esteve em 3,50 metros. Considerando que o limite para o transbordamento é de 3,60 metros, o município continua em situação de alerta.
Na segunda-feira passada, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) confirmou o fechamento das comportas da Barragem da Penha para controlar os transtornos registrados na capital, no entanto, a medida preocupou o conselho de prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), já que o fechamento poderia trazer reflexos negativos às cidades da região, em especial, Itaquaquecetuba, Suzano e Mogi das Cruzes.
Conforme já publicado na edição de segunda-feira pelo Grupo Mogi News, as comportas serão abertas assim que o rio Tietê escoe. Essa operação garante as condições de absorção de novos volumes de chuva que venham a cair na região, sem colocar em risco as cidades do Alto Tietê, de acordo com o departamento.
lha Marabá
A chuva intensa dos últimos dias e o aumento do nível do rio Tietê levaram a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente a optar pelo fechamento temporário do Núcleo Ambiental da Ilha Marabá, no Mogilar, a partir de terça-feira passada, ao meio-dia. Com a chuva, a trilha está alagada e a água chegou perto da ponte de madeira existente no local. (T.M.)