Não foi só o amor pelo esporte que o ex-atleta e hoje secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Nilo Guimarães, aprendeu com seu pai, Nilo de Almeida Guimarães. A responsabilidade de ser secretário de uma cidade tão importante como Mogi também está, desde pequeno, no cotidiano do mogiano. Isso porque seu pai foi secretário de Finanças na primeira gestão do ex-prefeito Waldemar Costa Filho.
Hoje, como secretário do prefeito Marcus Melo (PSDB), o chefe da Pasta municipal se vê consciente de suas responsabilidades e a todo vapor para continuar com os trabalhos no Executivo.
O convite para compor o secretariado municipal se deu em 2009, ainda na gestão do ex-prefeito Marco Bertaiolli (PSD), convite que foi prontamente aceito por Guimarães. "Eu aceitei na hora, era uma experiência legal. Estou há 11 anos aqui, ajudando a cidade", contou.
Neste tempo como secretário e tendo como principais responsabilidades a inclusão de pessoas no esporte amador e angariar verbas para o time profissional de basquete, Nilo sente que muita coisa boa foi feita na cidade, principalmente com o ínicio das obras do segundo ginásio municipal ao lado do Hugo Ramos.
Além disso, enquanto representante do esporte mogiano, ele deseja que cada vez mais as pessoas se sintam confortáveis a praticar esporte na cidade, com o objetivo de não só melhorar o nome da cidade no esporte de alto rendimento, mas também priorizar a retirada dos mogianos do sedentarismo, que tanto o preocupa.
Outro motivo de orgulho para o atual secretário é a recuperação e o incentivo do futebol de amputados. Sempre mencionando o líder deste grupo, Rogério Rodrigues de Almeida, o Rogerinho R9, o time possuía apenas oito jogadores e atualmente tem cerca de 40 atletas compondo os dois times da cidade, sempre vitoriosos e reconhecidos nacionalmente. "Então, olha que trabalho da prefeitura, muita gente que teve essa infelicidade de ter um acidente e perder uma perna, está se sentindo valorizada e prestigiada com uma nova chance. Este é o verdadeiro trabalho do esporte", resumiu.
Orgulho
"Foi um prazer e um orgulho poder ter trabalhado com os dois (Melo e Bertaiolli). Caras jovens que deram sequência nos trabalhos que já vinham sendo feitos e, mesmo com muita coisa para melhorar, ainda estamos num nível muito bom", disse Nilo quando questionado sobre os trabalhos que foram e estão sendo feitos pela prefeitura de Mogi. (F.A.)