Vereadores apresentaram possíveis soluções para os recorrentes problemas de enchentes registradas em Mogi das Cruzes e alertaram a população sobre o perigo que o fechamento das comportas da Barragem da Penha pode representar à cidade. A discussão ocorreu durante sessão da câmara de ontem.
Para tentar amenizar os impactos da chuva, o vereador Caio Cunha (PV) afirmou que medidas imediatas poderiam ser tomadas, enquanto outras, com maior chances de resolver o problema, poderiam ser pensadas. Uma das alternativas a curto prazo apresentadas pelo parlamentar diz respeito às bacias hidrográficas da região, as quais o vereador afirmou que seria viável o mapeamento destas concentrações de água para uma melhor distribuição do uso de solo da cidade, além da inclusão da questão da macrodrenagem ser discutida com mais seriedade pela administração pública. "Esses pontos têm de ser tratados como política pública; o problema não é a chuva", afirmou o parlamentar. Questões tecnológicas também foram apresentadas pelo vereador Cunha, como, por exemplo, a criação de um sistema digital de alerta e caso de enchentes.
Já o vereador Iduigues Martins (PT) criticou o fechamento das comportas da barragem localizada em São Paulo, afirmando que a medida resolve o problema da capital e cria outro nas cidades vizinhas. "Quero registrar minha preocupação com o tema, enquanto o nosso governador está em Dubai, a população do Estado está embaixo d'água", informou.