O Projeto de Lei 40/19, que trata da instalação de dispositivos de segurança, como alarme e câmeras, nas escolas e creches municipais e particulares de Mogi das Cruzes foi aprovado pelo plenário da câmara na tarde de ontem, durante sessão ordinária. Com a decisão, a prefeitura pode começar a estudar e planejar a instalação destes dispositivos, com o objetivo de inibir a violência e o vandalismo nas unidades escolares da cidade.
De autoria dos vereadores Péricles Ramalho Bauab (PL) e José Francimário Vieira de Macedo (PL), o Farofa, o projeto foi proposto antes do acontecimento na Escola Municipal Professor Raul Brasil, em Suzano, quando dois ex-alunos fizeram, em março, dez vítimas.
Ainda durante a sessão, o vereador Pedro Komura (PSDB) sugeriu a mudança de status da Coordenadoria de Habitação para Secretaria, com a premissa de que tal alteração traria mais credibilidade para a Pasta. "Está na hora de criarmos uma Secretaria de Habitação, temos muitas áreas de invasão e precisamos de uma Pasta para isso", destacou, afirmando também que a cada quatro moradias de Mogi, uma está em situação irregular.
Para o parlamentar, a mudança não acarretará em grandes complicações, já que cerca de 30 funcionários - que conseguiriam manter uma secretaria - já trabalham na coordenadoria. "Além disso, uma secretaria daria muito mais agilidade aos trâmites da habitação que existem hoje", concluiu.