O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) será aplicado nos dias 27 e 28 de novembro. Participam estudantes dos 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Nesta edição, pais e alunos também responderão a questionários. Somente no Alto Tietê são mais de 66 mil alunos que devem fazer do exame. A participação de todos é fundamental para que os resultados ajudem a melhorar a aprendizagem dos estudantes de São Paulo.
As provas de Língua Portuguesa e Matemática avaliam habilidades essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem, produzindo importantes indicadores para subsidiar o planejamento escolar e as tomadas de decisão em políticas educacionais. Além disso, os resultados do Saresp são utilizados para a composição do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).
O Saresp também é aberto para as redes municipais, particulares, Sesi e unidades do Centro Paula Souza que aderirem à avaliação.
Com a participação e o engajamento de todos os envolvidos nesse processo de avaliação - gestores, professores, pais, alunos e técnicos da Secretaria - o governo espera que o Saresp contribua para a melhoria da qualidade do sistema educacional.