A Prefeitura de Suzano cedeu ontem o espaço do Pavilhão Zumbi dos Palmares, localizado dentro do Parque Max Feffer, para uma série de atividades efetuadas pelos organizadores da Igreja Brasil para Cristo, em parceria com algumas lideranças comunitárias do município. As ações foram feitas em celebração ao Dia da Consciência Negra. Os participantes ofereceram cortes de cabelo gratuitos à população, fizeram caminhadas em conjunto e também houve apresentações de bandas evangélicas.
Já em Poá, a praça Zumbi dos Palmares, na região central, foi o local marcado para um evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura. A apresentação de homenagens contou com a presença dos secretários de Cultura, Mário Sumirê, de Segurança, Carlos Setsuo, da presidente do Conselho de Igualdade Racial, Rosa Batista do Santos e o seu vice-presidente, Honório Costa, além do vereador Azuir Marcolino Cavalcante (PTB).
Para o secretário Mário Sumirê, ainda que a ação tenha sido simples, a data não poderia passar despercebida. "O Dia da Consciência Negra deve ser lembrado como uma data importante para que haja reflexão, pois são centenas de anos que a luta para a igualdade é travada", disse.
Em Ferraz de Vasconcelos, esta também foi uma semana para relembrar a importância da luta. A Secretaria Municipal de Educação promoveu o 6º Encontro da Africanidade com dois dias de discussões sobre o assunto. No dia 18, a reunião foi no Centro de Integração a Cidadania (CIC), e no dia 19, no Centro de Arte e Cultura (CAC), no Centro.
No CIC, houve apresentações de dança dos alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs), Professora Primorosa Jorge do Nascimento e Silvino Antunes, bem como a palestra da professora Marilene Frazão, que teve como tema "Atual Conjuntura do Povo Negro no Brasil".
Já no CAC, além das apresentações culturais, duas palestras abordaram assuntos sobre "Milton Santos: Negro Brasileiro, Cidadão do Mundo", e a "Cultura Racista, Discriminação, Preconceito e Assédio Moral no ambito Escolar".
(*Texto supervisionado pelo editor.)