A primeira sala sensorial para pessoas com deficiência de Suzano foi inaugurada na última sexta-feira (01/08). O espaço de 100 metros quadrados (m²), que recebeu o nome de Professora Beatriz Zuza, está localizado no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (Nudi) Lar das Flores, no bairro Altos de Suzano, e foi concebido para reforçar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) do município, com foco nas crianças atípicas, cujo desenvolvimento ou comportamento difere significativamente do padrão esperado para a sua idade.
Com o objetivo de celebrar a conquista, o prefeito Pedro Ishi e a secretária municipal de Educação, Renata Priscila Magalhaẽs, participaram da cerimônia que marcou a entrega desta estrutura. Eles foram recepcionados pelas diretoras do Exército de Salvação, responsável pela unidade e pelas obras da sala, Milka Santos e Ana Reis, e também pela equipe educacional do equipamento, a diretora Ruth Dias, e a coordenadora pedagógica, Elaine Mathias.
O “Nudi Lar das Flores” é uma das creches comunitárias que recebem apoio da administração municipal, por meio de um convênio com o Exército de Salvação. Inclusive, o acompanhamento dos trabalhos que serão desenvolvidos no local será feito pela equipe da rede municipal de ensino. Num primeiro momento, a sala sensorial será destinada ao suporte das 30 crianças com deficiência deste equipamento, no contexto dos 310 alunos que ali estudam.
Mas a proposta é disponibilizar gradativamente este espaço para as outras crianças que forem diagnosticadas com algum tipo de deficiência, podendo atender, num segundo momento, aqueles alunos de unidades do entorno, como as Escolas Municipais José Adelino Moreira de Azevedo e Vereador Antonio Martins, e também a Creche Comunitária Jardim Suzano.
Todos que utilizarem as instalações deste espaço terão à disposição um painel sensorial, torres de escalada e outros brinquedos específicos, destinados a estimular atividades de tato, sonoras e de leitura, além do desenvolvimento motor. As ações serão baseadas na abordagem “Pikler”, que enfatiza a importância do vínculo afetivo, da autonomia e do respeito ao ritmo individual de cada criança; e também a abordagem “Montessori”, que é caracterizada por uma ênfase na autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas.
O serviço proporcionado neste ambiente se integra às políticas inclusivas do município que são desenvolvidas pelo AEE, que inclui o trabalho do Espaço Denver, que atende a 15 alunos com Transtorno do Espectro Austista (TEA) na Escola Municipal Nereide do Carmo Peronti Sasso, no Jardim Monte Cristo, e do Polo de Educação para Surdez, que atende a outros 13 munícipes na Escola Municipal Damásio Ferreira dos Santos, na Vila Sol Nascente. Ao todo, a rede municipal acompanha 1.244 crianças com laudo referente a algum tipo de deficiência.
Repercussão
A coordenadora pedagógica do Nudi Lar das Flores falou da transformação que será proporcionada na proposta de aprendizagem para pessoas com deficiência. “Esta sala foi pensada com o propósito de oferecer experiências significativas de aprendizado. Teremos um espaço inclusivo para ampliar as janelas do conhecimento e garantir o desenvolvimento integral das crianças”, disse Elaine.
Já a diretora do Exército de Salvação destacou a parceria com a Prefeitura de Suzano para garantir a assistência que os alunos precisam neste local. “É uma alegria estar caminhando junto com o município neste trabalho e poder cumprir esse propósito de atender as crianças. Sonhamos com esse projeto junto com a equipe do Nudi Lar das Flores e nesta data podemos celebrar o início das atividades com esta cerimônia, junto ao prefeito Pedro Ishi”, ressaltou Milka.
A secretária municipal de Educação compartilhou a emoção de poder inaugurar um espaço com esse perfil. “É o momento de agradecermos esse trabalho que está sendo desenvolvido de forma contínua para garantir o aprendizado que nossas crianças merecem. O Nudi Lar das Flores sempre foi uma referência em nossa cidade por ter a mesma responsabilidade e compromisso que nós temos com a população”, pontuou Renata.
Já o prefeito lembrou da história relacionada a este espaço e da relevância da sala sensorial. “O endereço onde está instalado o Nudi Lar das Flores se integra ao processo de construção do município e nestas últimas décadas vêm oferecendo um serviço de excelência na cidade. Por isso, cumprimentamos o Exército de Salvação, que depois de todo o trabalho já executado, está contribuindo ainda mais com a população a partir deste novo espaço, fruto da sucessão de valores e ideias que se consolidaram ao longo do tempo”, frisou Pedro Ishi.
Presenças
Por parte da Secretaria Municipal de Educação, também participaram do evento a diretora de departamento Maria de Lourdes Masiero; a supervisora das creches conveniadas, Maria Lúcia Garijo; e as professoras do AEE, Natália Reguero e Adriana Moretti. Por parte do Exército de Salvação, ainda marcaram presença os tenentes-coronéis Manuel Marquez e Paulina Marquez.
Cidades
04/08/2025 às 15:51
Primeira sala sensorial de Suzano para pessoas com deficiência é inaugurada
Por: Portal News
Espaço no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (Nudi) Lar das Flores reforça o Atendimento Educacional Especializado

O serviço proporcionado no ambiente se integra às políticas inclusivas do município
Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano