A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Mogi das Cruzes foi fundada há 50 anos. Desde então, a entidade vem prestando serviços à população, trabalhando na defesa de direitos, prevenção, orientação e apoio à família, direcionada à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e na construção de uma sociedade justa e solidária. Em toda sua trajetória já fez a diferença na vida de milhares de pessoas e a cada dia busca melhorar para que outras milhares de pessoas sejam beneficiadas.
"Antes havia crianças que ficavam acorrentadas em casa. Algo criminoso. Acontecia com todas as famílias. Tinha gente que tinha vergonha. O Ricardo Strazzi contava estas histórias. Uma vez ele nos contou que havia um diretor da própria Apae que mantinha o filho deficiente trancado em casa. Daí, disse a ele: 'você tem que trazer o seu filho aqui para Apae'. E ele disse que não ia trazer. Foi desligado da diretoria. Hoje, as famílias sabem mais dos direitos e da importância da inclusão", comparou.
Atualmente, a Apae de Mogi tem como diferencial os serviços de qualidade que proporciona às pessoas assistidas, como o Centro de Equoterapia, que funciona no Núcleo Rural da Apae de Mogi das Cruzes, instalado no bairro do Caputera, e a Clínica de Audiologia, fazendo atendimento, na sede, no centro, a pacientes encaminhados pela Prefeitura de Mogi.