Na sessão ordinária da última quarta-feira (13) da Câmara de Suzano o principal assunto debatido pelos vereadores foi a saúde. Eles pediram melhorias no relacionamento com a Secretaria de Saúde e aprovaram um projeto que garantirá transporte gratuito para mães de bebês prematuros internados na cidade.
Quem não conseguiu acompanhar os trabalhos do Legislativo ao vivo pode conferir o conteúdo nas redes sociais da Casa de Leis: canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano) ou no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano).
O vereador Rogerio Castilho (PSB) criticou “a falta de respeito” de alguns servidores da Secretaria de Saúde com os parlamentares. Ele explicou que, por diversas vezes, tentou entrar em contato com a equipe da Unidade de Urgência e Emergência do Hospital Suzano (antiga Santa Casa) para obter informações sobre pacientes, mas não teve retorno. “Tive o retorno do prefeito (Pedro Ishi) e do secretário de Governo (Alex Santos), mas não tive retorno da Secretaria de Saúde. Não tive retorno algum, e isso é uma falta de respeito com este vereador. É uma falta de respeito com todos os vereadores aqui, porque, se está naquele cargo, é porque, no mínimo, deve ter potencial de trabalho”, disse. “Ontem (12) fiz mais de dez ligações, ninguém me atendeu. Tive que recorrer à Secretaria de Governo, tive que recorrer ao prefeito para resolver algo que deveria ser resolvido dentro da própria pasta”, contou.
Discursando após Rogerio Castilho, o vereador Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, concordou com o posicionamento do colega. “Algumas coisas, não só na Secretaria de Saúde, têm que ser revistas pelo nosso prefeito Pedro Ishi, que vem fazendo um ótimo trabalho”, opinou. “Realmente precisamos ter um canal diferenciado para este tipo de atendimento”, afirmou.
Além disso, Leandrinho aproveitou a Tribuna para parabenizar o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos); os deputados André do Prado (PL) e Márcio Alvino (PL); o prefeito de Suzano, Pedro Ishi (PL); e o ex-prefeito e atual secretário do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo, Rodrigo Ashiuchi, pela assinatura do projeto executivo para a construção do Complexo Viário do Alto Tietê, que aconteceu na segunda-feira (11), em Poá. “Ficam aqui os meus parabéns a todos os envolvidos. Tenho certeza de que, se precisar desta Casa para encaminhar essas obras, estaremos à disposição da Prefeitura para que isso aconteça o mais rápido possível”, frisou.
Votação
A saúde também foi destaque entre os projetos aprovados. De autoria do vereador Edirlei Junio Reis (PL), o professor Edirlei, foi aprovada a propositura que institui no calendário oficial do município de Suzano a “Corrida contra a Pólio”, a ser realizada anualmente, no mês de setembro, pelo Rotary Club de Suzano.
O vereador André Dourado (PT) entregou uma moção de aplausos à enfermeira Daniela Falleiros pelos relevantes serviços prestados à saúde, especialmente na área de Neonatologia, no município e na região do Alto Tietê. “Daniela é uma pessoa que tem se dedicado muito à UTI Neonatal, um setor que precisa de muitos cuidados”, elogiou. “É uma satisfação muito grande reconhecer o trabalho que vem sendo prestado à comunidade suzanense. Pessoas que têm filhos que nascem de forma prematura, que estão debilitadas mentalmente muitas vezes e que são amparadas pela sua equipe e por você”, comentou.
Também de autoria de André Dourado, a Câmara aprovou o projeto que garante gratuidade no transporte público municipal para mães de bebês prematuros internados na rede pública da cidade. O vereador explicou que a ideia foi apresentada pela enfermeira Daniela. “Ela me trouxe essa proposta, que, se for aprovada pelos nobres colegas vereadores, se tornará uma lei importante”, disse.
“Imaginem vocês a mãe que sai lá do fundo de Palmeiras, na região norte, bairros afastados do centro, onde fica o Hospital Municipal. Muitas vezes o bebê permanece internado por mais de seis meses, e a mãe precisa ir duas vezes por dia para amamentar. Esse projeto possibilita a gratuidade do transporte. Vamos fazer aqui uma conta rápida: se ela tem que ir e voltar duas vezes ao dia, gastará, no mínimo, R$ 24, considerando que a passagem custa R$ 6. Infelizmente, hoje não existe essa gratuidade”, argumentou.
Também foram aprovadas uma moção do vereador professor Edirlei para Camila de Paula Moreira, de 14 anos, por ter vencido o concurso Miss Suzano na categoria Teen; e um projeto do Executivo que denomina Marcos César da Silva a atual rua 156 do loteamento Cidade Miguel Badra, Gleba 7, localizado no distrito de Boa Vista Paulista.