A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos pretende atender mais de 1,5 mil mulheres na edição deste ano do "Outubro Rosa". As atividades no município já começaram e vão até o dia 30. Algumas das ações também devem ocorrer aos sábados, com o objetivo de proporcionar saúde e prevenção também para as mulheres que trabalham durante a semana.
O principal assunto a ser tratado junto às ferrazenses nesta campanha é a conscientização quanto à importância da prevenção dos cânceres de mama e de colo de útero. Além disso, a pasta municipal pretende disseminar informação e sobre o autoexame nas mamas.
Neste sentido, Ferraz está intensificando o atendimento para este público nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas unidades da Estratégia da Saúde da Família (ESFs), bem como a oferta de coleta de exames preventivos como o papanicolau. Nestes locais, durante todo o mês, as usuárias também poderão participar de rodas de conversa, oficinas com os agentes comunitários de saúde que abordarão, além dos cânceres, a anemia falciforme, por exemplo. As interessadas em participarem destas atividades, devem procurar suas UBSs de referência para conferir a programação, com dias e horários específicos.
Já no centro especializado "Mais Mulher", localizado no Sítio Paredão, haverá a intensificação de ultrassom das mamas, estes, já agendados anteriormente, além da consulta médica para verificação de exames de imagem. Amanhã e depois, em parceria com o Hospital Regional "Doutor Osíris Florindo Coelho", na Vila Corrêa, a Saúde ferrazense promoverá ações do projeto "Mulheres Trabalhadoras", atendendo as funcionárias do Hospital com a coleta de papanicolau, das 17 às 21 horas.
Na sexta-feira, é a vez do "Crescendo com Saúde", ação que também deve comemorar o aniversário de 66 anos da cidade. A iniciativa ocorrerá na Praça da Independência, no Centro, a partir das 9 horas, e reunirá crianças do município, que falarão sobre prevenção e promoção de saúde. Na oportunidades, os pequenos estarão caracterizadas de várias profissões: fisioterapeutas, farmacêuticos, médicos, psicólogos, etc.