Mogi das Cruzes verificou 5.713 cadernetas de vacinação de crianças de 6 meses a menores de 5 anos na primeira fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. Deste total, 1.351 crianças precisaram tomar a dose e as demais estavam com a caderneta atualizada. A vacina continua disponível em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16h30.
Por se tratar de uma mobilização seletiva, focada na imunização de quem estava com a vacina tríplice atrasada, a chefe da Vigilância Epidemiológica Municipal, Lilian Peres Mendes, considerou o resultado positivo. "Esta campanha tinha o intuito de rastrear as crianças não vacinadas no município. Esse trabalho continua, com a oferta da dose em qualquer unidade de saúde, principalmente para bebês até um ano de idade", informou.
Desde agosto, as crianças menores de 12 meses devem tomar a dose extra. Essa estratégia serve de imunização imediata para proteger este público que ainda não está na data de vacinar. "O que temos observado é que a maioria dos casos de sarampo ocorrem em pessoas que não tomaram a vacina e as crianças são mais vulneráveis", disse.
Atualmente, Mogi das Cruzes está com 61 casos de sarampo confirmados e outros 204 aguardando resultados de exames. A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo está prevista para o período de 18 a 30 de novembro, quando serão imunizados adultos jovens (20 a 29 anos) ainda não imunizados. Para os demais grupos e faixas etárias, continua valendo a orientação de procurar uma unidade de saúde em caso de dúvida sobre a vacina.
A forma mais eficaz de prevenir o sarampo é a vacina, mas a dose é contraindicada para gestantes e imunodeprimidos, como pessoas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos. Em caso de dúvida, procure uma unidade de saúde.