O número de reclamações do sistema municipal de transporte coletivo de Mogi das Cruzes caiu 38,4% no mês de julho em comparação com fevereiro, o primeiro mês após o período de férias. O índice, segundo a Prefeitura, passou de 91 reclamações em fevereiro para 61 ocorrências em julho, de acordo com os dados tabulados pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito.

Ao todo, nos sete primeiros meses de 2025, foram 519 reclamações referentes ao transporte coletivo municipal, registradas por meio do aplicativo Colab ou diretamente junto à Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, por telefone e contato de WhatsApp.

“Desde o início deste ano, estão sendo desenvolvidas medidas para melhoria do transporte coletivo para a população de Mogi das Cruzes. Este trabalho inclui novos ônibus, adequações nos horários de atendimento das linhas, uma nova forma para a inspeção dos ônibus, fiscalização e capacitação dos operadores do sistema. O resultado começa a ser visto nos números, mas ainda buscamos mais avanços”, afirmou o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ary Kamiyama.

O secretário lembrou que, no início desta gestão, foi implantado um acompanhamento mais detalhado e categorizado das demandas, reclamações e sugestões da população. Estes dados oferecem um retrato mais fiel do serviço e são utilizados nos estudos e levantamentos realizados para definir melhorias no sistema. Os registros também oferecem estatísticas e elementos de fiscalização, que servem de base para notificações às empresas concessionárias.

A população também vem colaborando para a melhoria do sistema. Nestes primeiros sete meses de 2025, foram registradas 58 sugestões de melhorias para o sistema.

“A participação dos usuários é fundamental para a melhoria do serviço. As sugestões são ouvidas, analisadas e os ajustes necessários são feitos. Isso acaba se refletindo em um atendimento mais eficaz e, consequentemente, na queda do número de reclamações”, disse Ary Kamiyama.

De acordo com os dados apurados pela pasta, a principal demanda dos usuários do sistema de transporte coletivo se refere ao comportamento de motoristas. Em julho, foram 20 registros, o que representa uma diminuição de 30% no número com relação a fevereiro, quando foram 26. No ano, são 142 reclamações referentes a este tema.

Para combater este problema, além das notificações às empresas, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito também vem ampliando as atividades e capacitações com os operadores do sistema, com a participação da equipe de educação para o trânsito e segurança viária.

Outro dado importante registrado no levantamento é a queda no número de reclamações por atrasos dos ônibus, que passou de 37 registros em fevereiro para apenas 8 em julho, uma queda de 78,3%.

Atualmente, o sistema municipal de transporte coletivo de Mogi das Cruzes conta com 81 linhas, que atendem 107 bairros e transportam cerca de 2,7 milhões de passageiros por mês.

A população pode registrar solicitações, reclamações ou sugestões pelo aplicativo Colab ou pelo telefone 4798-5122, que também possui serviços de WhatsApp.