O Viveiro Municipal Tomoe Uemura ganhou uma sala de Educação Ambiental. O novo espaço tem capacidade para receber 40 alunos e foi construído a partir de materiais recicláveis. A entrega foi realizada na tarde de ontem pelo prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), com a participação dos estudantes da Escola Neyde Pião Vidal, do Parque Buenos Aires.
De acordo com o responsável pelo Viveiro Municipal, o assistente estratégico Márcio Alexandre de Souza, a sala foi feita em 30 dias com mão de obra própria da prefeitura. Ao todo, foram realizadas quatro etapas: colocação de estrutura metálica, com aço reciclável; fundação direta para o contrapiso; e construção das paredes de vedação com 4 mil garrafas pet, sendo metade doada pelo Fundo Social de Solidariedade a partir do projeto Troca do Bem e o restante recolhido pela própria unidade.
Por fim, a conclusão do processo foi com pintura, inserção de carpete e criação de jardim vertical, com um deck feito de madeira de reflorescimento e com nove espécies de plantas, como antúrio, samambaia, aspargo e renda portuguesa. Em seguida, foram colocados os móveis, com carteiras, mesa e retroprojetor.
"Nosso objetivo é discutir questões de educação ambiental com os suzanenses. Atualmente, já promovemos atividades com as crianças e nossa meta é ampliar aos adultos e à melhor idade. Inclusive, esta sala já vai ser usada neste sábado (hoje) para o curso 'Cultivo de Orquídeas'. Para o próximo mês, nossa expectativa é ofertar outros cursos de jardinagem vertical e de cuidados com abelhas, por exemplo", explicou Souza.
Quem tiver interesse em adquirir as mudas, basta ir ao local, de segunda-feira a domingo, das 8 às 17 horas, e apresentar um documento original com foto e um comprovante de residência. Para mais informações, o telefone para contato é o (11) 4749-3943.