Akinori Nakatani nasceu em 1943, na cidade de Osaka, Japão, e se formou em Educação Artística na Faculdade Pedagógica de Kyoto, em 1966. Em 1970, inscreveu-se no programa de intercâmbio Jica que possibilitou sua primeira viagem para a América Latina.
Seu destino inicial foi El Salvador na America Central, passando por diversos países latino-americanos, onde teve contato com cultura Maia e Inca, e vivência de índios mesoamericanos.
Em 1974, chegou ao Brasil na expectativa de encontrar uma cidade que facilitasse a produção de seus objetos cerâmicos. Instalou-se em 1978 em Mogi das Cruzes, na área rural do bairro Capixinga. No espaço, construiu toda a infraestrutura necessária: a casa, o ateliê e o forno no estilo japonês, Noborigama.
O trabalho de Nakatani destaca-se pelo uso de processos de produção tradicionais japonesas com a influência da estética mesoamericana. Refletem o espírito de adaptação e renovação estética do ceramista. O artista produz uma cerâmica conectada com a natureza dos materiais que a compõem, assim como com cada etapa do processo cerâmico artesanal envolvido. Isso significa que efeitos representativos do processo cerâmico são valorizados no objeto final, pois agregam significado ao mesmo.