Com o propósito de envolver e impactar positivamente a comunidade, o Festival Semear traz para Jundiapeba, distrito de Mogi das Cruzes, muita música, danças populares, circo, teatro infantil, cinema, oficinas mão na massa, feira de culinária e artesanato, entre outras atrações, hoje e amanhã, das 10 às 18 horas, no Cempre Professora Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi, com entrada gratuita.
O projeto está presente na região de Jundiapeba desde outubro de 2019, realizando oficinas de Educação Ambiental, Gastronomia, Design, Pintura e Estêncil, todas gratuitas para a comunidade. "Nosso objetivo é fazer da cultura um instrumento de transformação social", explica Fabiana Maugé, responsável pelo projeto.
Primeiro dia
As atrações culturais de hoje serão iniciadas com contos de histórias "Sertão, Poesia e Verso", com performances lúdicas de artistas nordestinos.
Na sequência, a Congada de Santa Efigênia, de Mogi, irá promover, por meio do bailado e tambores, um cortejo com a participação de cerca de 40 ritmistas.
No início da tarde, o Duo Clássico de Rua realizará uma apresentação que mescla música instrumental com músicas populares, em um repertório especialmente elaborado para o Festival Semear.
O Grupo Jabaticaqui encerra a programação do dia, com muita dança e conhecimento popular.
Segundo dia
Amanhã, o grupo Poesia Elevada irá apresentar seu espetáculo "Um Mundo Verde", com artistas polivalentes que tocam, cantam e brincam em cima de pernas de pau.
O Grupo Los Xerebas exibirá a intervenção "Jardins Encantados", com atividades lúdicas sobre o meio ambiente.
A Congada do Divino de Mogi das Cruzes, realizará um cortejo celebrando a Festa do Divino - principal festa de cultura popular da cidade.
Já o Forró in Concert traz um grande baile com músicas brasileiras e nordestinas.
Encerramento
O encerramento do festival fica por conta da Quadrilha Asa Branca e seus 40 dançarinos exibindo toda a riqueza das festas populares de junho no Brasil.