Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Orquestra de Sopros Paulista (OSP) apresenta, no dia 8 de março, às 20 horas, o concerto "Elas", com participação especial da cantora mogiana Aline Chiaradia. O espetáculo será no Teatro Vasques, localizado na rua Doutor Corrêa, 515, no centro de Mogi das Cruzes, e a entrada é gratuita. Os ingressos começarão a ser distribuídos uma hora antes do início do concerto.
O concerto terá duas partes. A primeira terá músicas instrumentais e arranjos de músicas populares feitos especificamente para a formação de uma orquestra de sopros, entre elas "O Bêbado e a Equilibrista", que ficou famosa na voz de Elis Regina. Na segunda parte, Aline Chiaradia canta clássicos da música popular brasileira e uma música que ela mesma compôs: "Meu Lamento". A regência será do maestro Allan Caetano, diretor artístico da OSP.
"Meu Lamento" ganhou um arranjo especial feito pelo músico mogiano Paulo Henrique (PH), que divide a autoria dos arranjos deste concerto com Josiel Silva (o Grande). "Mogi das Cruzes é uma cidade muito rica em talentos. É algo grandioso conseguir reunir, numa mesma apresentação, Aline Chiaradia, PH e Grande. Os arranjos estão belíssimos e ficaram ainda mais bonitos na voz da Aline". ressalta Allan.
Com este concerto, a OSP fecha um circuito de apresentações que trouxe para Mogi das Cruzes diversas formações orquestrais, como Quinteto de Metais, Harmoniemusik, Big Band e, agora, a Orquestra de Sopros completa. Este será um dos maiores espetáculos já realizados pela OSP na cidade, com 35 músicos no palco do Vasques. Serão artistas de todo o Estado de São Paulo. "É uma honra poder trazer para Mogi das Cruzes um espetáculo com toda essa densidade", avalia o maestro.
Tradição na cultura
da cidade
A OSP foi idealizada pelo maestro Allan Caetano e começou a se apresentar em 2017, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Mogi das Cruzes. O projeto tem como objetivo difundir a música instrumental por meio de concertos gratuitos e promover a formação de público para a música erudita.
Nas diversas formações, o grupo já se apresentou nos palcos mogianos ao lado de maestros de renome nacional, como Marcelo Jardim, diretor-artístico da Orquestra de Sopros da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Dario Sotelo, referência em música erudita no Brasil.
O maestro elogiou o apoio da Cultura. "A LIC tem se mostrado um instrumento importante para a difusão da cultura em Mogi das Cruzes. Dificilmente conseguiríamos fazer um repertório tão complexo sem esse tipo de apoio", avalia Allan. Nesta temporada, os parceiros da OSP são: Alckimin Contabilidade, Cetal, Líder, MN Própolis, Murc, Nachi, Natal Turismo, Sancet e S. Stein.