A Cia. Duo Encantado é uma companhia de contação de histórias de São Paulo. Ela existe desde 2010 e foi idealizada pela paulistana Rosita Flores, nome artístico da educadora Rosana Garcia, que já trabalhava na área de contação de histórias.
Rosita era docente na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), quando começou a levar o estímulo à leitura para hospitais da região, em 2004. A iniciativa foi intitulada de "Era Uma Vez... No Hospital" e tinha o objetivo de fazer com que os alunos de Fisioterapia, curso no qual Rosita lecionava, criassem um vínculo com os pacientes durante o estágio obrigatório.
Além de desenvolver uma relação saudável com os pacientes, o projeto ajudou os jovens a se expressarem. "Muitos tinham vergonha de interagir com os enfermos, então, como forma de quebrar a barreira entre eles e os estagiários, trouxe a prática de contação de histórias. A adesão dos estudantes e das pessoas no hospital foi tanta que universitários de outros cursos começaram a participar do projeto", explicou.
Após perceber o impacto que o "Era Uma Vez... No Hospital" gerou, Rosita retornou a São Paulo em 2009, onde se aprofundou no ramo de contação de histórias e conheceu o músico Giba Santana, com quem mantém um relacionamento. Por um ano, os dois se juntaram e realizaram diversas pesquisas voltada à fomentação da arte e leitura, que, posteriormente, levou à fundação da Cia. Duo Encantado.
A companhia, que conta com mais de sete anos de história, trabalha com a narração oral de histórias, a mediação de leitura, intervenções artísticas e poéticas, brincadeiras regionais da cultura popular e oficinas de formação. Para mais informações, acesse sua página oficial: www.facebook.com/pg/ciaduoencantado.(C.C.)